Siga oGol no Twitter
        1xBet
        Jogos Marcantes
        Jogos marcantes

        Hamburgo 1 x 2 Grêmio: quando Renato levou o Tricolor ao topo do mundo

        Texto por ogol.com.br
        l0
        E0

        Era meia-noite no Brasil, e meio-dia em Tóquio. O torcedor gremista não quis saber: quem não foi a Tóquio, ficou acordado para acompanhar o jogo contra o Hamburgo, que consagrou de vez Renato Gaúcho e colocou o Tricolor no topo do mundo. 

        A partida era a final da Intercontinental, considerada o Mundial de Clubes na época. O campeão europeu enfrentava o campeão sul-americano. O jogo foi equilibrado...

        O brilho de Renato

        Apesar da forte marcação alemã, o bom toque de bola brasileiro envolvia e conquistava o público japonês. A categoria de nomes como Mário Sérgio, Tarciso, Paulo César Caju e Renato Gaúcho dominava a partida. 

        O grande desequilíbrio acontecia na ponta direita quando a bola chegava a Renato, muitas vezes em lançamentos de Mário Sérgio. O camisa 7 deixava a defesa alemã confusa. 

        Mas foi depois de uma bola em profundidade de Paulo César Caju que Renato fez a diferença. O ponta chamou Holger Hieronymus para dançar, entortou o zagueiro e bateu forte para abrir o placar. 

        Mão na taça 

        O gol deixou o Tricolor com uma mão na taça. No segundo tempo, a equipe comandada por Valdir Espinosa conseguia ter muito espaço nas costas da defesa inimiga para jogar. 

        Renato seguiu infernizando Hieronymus e chegou a reclamar de pênalti do defensor alemão. Nada marcado, e o Hamburgo continuou vivo, embora sem muita saída para o jogo. 

        Foi só depois de muito sufoco na defesa que a equipe alemã conseguiu encaixar mais ataques e fazer Mazarópi trabalhar. Até que, faltando cinco minutos para o fim, Felix Magath  cobrou falta na área, Jakobs desviou para o meio e Schröder completou para deixar tudo igual. 

        O campeão saiu na prorrogação, e Renato, mais uma vez, colocou a bola debaixo do braço para resolver. O ponta recebeu de Caio na área, dominou com a direita, ajeitou para a esquerda e bateu no cantinho: 2 a 1. O mundo era tricolor! 

        Lista
        Comentários (0)
        Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…
        jogos históricos
        U Domingo, 11 Dezembro 1983 - 00:05
        National Stadium
        Michel Vautrot
        1-2
        Michael Schröder 85'
        Renato Gaúcho 37' 93'
        Estádio
        National Stadium
        Lotação48000
        Medidas105 × 68 m
        Ano de Inauguração1958