O Santos está de volta às semifinais do Paulistão. Na noite deste domingo, o Peixe enfrentou a Portuguesa dentro de casa e precisou de penalidades máximas para garantir um lugar entre os últimos quatro times do Campeonato Paulista após um empate sem gols no tempo regulamentar.
As partidas que vão definir os dois finalistas da competição estão definidas. O Palmeiras enfrentará o Novorizontino, que surpreendeu ao eliminar o São Paulo em pleno Morumbi, enquanto o Santos terá pela frente o Red Bull Bragantino. Tudo também será definido em jogo único.
Nada de gols
O confronto foi bastante disputado na Vila Belmiro. O Santos, da segunda melhor campanha, teve muita dificuldade e encarou uma valente Portuguesa, equipe com a menor pontuação entre os classificados para as quartas de final do Paulistão. O Peixe teve mais posse de bola, mas houve equilíbrio e muita intensidade.
Quintana perdeu chance clara de gol para a Lusa na primeira metade da etapa inicial. O Santos cresceu na outra metade e chegou a levar perigo com Otero, mas chute do venezuelano carimbou a trave. Cazares foi outro que arriscou de média distância, mas apenas levava perigo.
O segundo tempo seguiu com uma dinâmica semelhante, mas com a tensão aumentando e interferindo nas ações dos jogadores. O Santos, inclusive, ficou com um jogador a menos: Otero recebeu cartão vermelho direto por falta dura e deixou seus companheiros na mão por alguns minutos.
Em termos de chances claras de gol, não tivemos grandes emoções na etapa final. As equipes passaram a atuar em modo mais conservador buscando evitar um gol sofrido que provavelmente seria fatal para decidir o classificado. O tempo foi passando e não teve escapatória: decisão por pênaltis.
E nas penalidades...
Após uma cobrança convertida para cada lado, João Paulo brilhou e defendeu a batida de Felipe Marques. Guilherme confirmou a vantagem santista na segunda rodada de cobranças. Na sequência, Quintana também desperdiçou e complicou bastante a situação da Portuguesa; Rincón fez 3 a 1.
Bastava um gol para o Santos chegar à semifinal. O defensor Jair Paula chamou a responsabilidade, foi para a cobrança e converteu. 4 a 2 a favor do Peixe e vaga garantida entre os quatro melhores times do Paulistão 2024!