No dia 19 de julho de 1992, o Flamengo conquistava o Campeonato Brasileiro diante do Botafogo, em dia que ficou marcado por um acidente que causou mortos e feridos nas arquibancadas do Maracanã.
Nesta data difícil de ser esquecida, o Flamengo entrou em campo contra o Fogão com uma boa vantagem a seu favor, após ter vencido o primeiro jogo por 3 a 0. As 122 mil pessoas (número bastante questionado) que lotaram as arquibancadas do mítico estádio carioca presenciaram um empate em 2 a 2, que deu o título ao rubro-negro.
Júnior abriu o placar para o Fla no finzinho do primeiro tempo, e Júlio César ampliou para 2 a 0 no começo da segunda etapa. Antes do apito final, Pichetti e Valdeir empataram para o Botafogo, mas foi insuficiente para tirar a taça das mãos dos flamenguistas.
A tragédia nas arquibancadas do Maracanã
Nem tudo foi festa no Maracanã neste dia. Um inesperado acidente nas arquibancadas gerou pânico no estádio e deixou os telespectadores de todo o país apreensivos.
Antes de começar o jogo, após tumulto gerado devido a uma suposta briga entre integrantes de uma torcida organizada, uma das grades da arquibancada cedeu e causou a queda de cerca de 40 pessoas a uma altura de quatro metros, caindo em cima de outro grupo de pessoas que estavam no anel inferior.O acidente provocou a morte de quatro pessoas e deixou outras 88 feridas, sendo algumas em estado grave.
Até hoje, ninguém foi responsabilizado pelo sucedido. Um laudo realizado pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli, apurou que as causas da queda da grade foram o excesso de carga, o desgaste do material e falhas na instalação da estrutura de alumínio.
2-2 | ||
Pichetti 83' Valdeir 88' | Júnior 42' Júlio César 55' |