Siga o instagram do oGol
      bet365
      Biografia
      Biografia Jogadores

      Michel Platini, o camisa 10 'Simplesmente Mágico'

      Texto por Rodrigo de Brum
      l0
      E0

      Um dos maiores goleadores da história da seleção francesa, campeão dos principais campeonatos de clubes... Platini imprimiu sua marca na era de ouro dos meias ofensivos no futebol com maestria. O camisa 10 cobrava faltas, marcava gols e dava assistências com uma naturalidade espantosa.

      Vencedor da Eurocopa, campeão nacional na França e na Itália,  três vezes Bola de Ouro pela France Football. Platini, certamente, está entre os grandes do futebol mundial. 

      Mas o imenso talento dentro de campo, deu lugar às controvérsias depois da aposentadoria como atleta. O ex-craque foi banido de qualquer atividade relacionada ao futebol por um período de oito anos.

      Início na França

      Descendente de italianos e habituado ao futebol desde cedo, Platini foi formado nas categorias de base do Nancy, um clube modesto na França. Mostrou boa evolução. Além de comandar o setor criativo, o meia também tinha a capacidade de marcar gols. Depois de conquistar a segunda divisão pelo Nancy, Platini guiou a equipe ao título da Copa da França em 1978. Era o momento de alçar voos maiores.

      Aos 24 anos, ele assinou com o Saint-Étienne, um dos times mais fortes do Campeonato Francês na época. Na temporada 80/81, Platini exerceu papel decisivo na conquista do Campeonato Francês. Em 52 jogos, o meia criativo marcou 29 gols. Ainda havia tempo de disputar mais uma temporada pelo clube antes de dar o passo definitivo rumo ao status de estrela do futebol mundial.

      De volta as raízes

      No auge da carreira, o francês é contratado para a Juventus, da Itália, em 1982. Em Turim, Platini faturou a Copa da Itália em seu primeiro ano no clube e venceu duas vezes o Scudetto, nas temporadas de 1984 e 1986. Entre esses dois títulos, levantou talvez o troféu mais importante da carreira, a Liga dos Campeões de 1985. Na final contra o Liverpool, que contava com Ian Rush e Kenny Dalglish, Platini foi responsável pelo gol do título em cobrança de penalidade máxima.

      Decepções e alegrias na seleção francesa

      Apesar grande desempenho em clubes, Platini ficou mais conhecido por suas atuações impecáveis no grande palco do futebol, a Copa do Mundo. O camisa 10 jogou o torneio em três oportunidades. Em 1978, a França foi eliminada ainda na fase inicial. Em 1982, Les Bleus chegaram às semifinais e o duelo espetacular com a Alemanha acabou empatado em 3 a 3. Nos pênaltis, melhor para os germânicos, que venceram por 5 a 4. 

      Na edição seguinte, a França encontrou no caminho a seleção brasileira, nas quartas de final. O centroavante Careca tirou o zero do placar aos 17 minutos de partida. Mas depois de jogada confusa, Platini deixou tudo igual ainda no primeiro tempo.

      A partida seguiu parelha na etapa complementar, até que Zico teve a chance de recolocar o Brasil em vantagem. O Galinho desperdiçou a cobrança e o jogo terminou em igualdade após a prorrogação. No desempate, a França venceu por 4 a 3, com direito a pênalti perdido por Platini e a famosa cobrança de Bellone. O chute do francês carimbou a trave e as costas do goleiro Carlos antes de entrar.

      A França estava nas semifinais novamente e os alemães foram a pedra no sapato mais uma vez. Brehme e Völler marcaram os gols dos alemães que, assim como em 82, foram derrotados na final.

      O único título de Platini pela seleção ocorreu em 1984. Depois de campanha invicta na fase de grupos e triunfo diante de Portugal, os franceses tiveram a Espanha na grande decisão. Coube a Platini abrir caminho em gol de cobrança de falta. O camisa dez ainda contou com falha bisonha do goleiro espanhol Luis Arconada. 

      Carreira como técnico e polêmicas como dirigente

      Depois da aposentadoria, Platini tornou-se técnico da seleção da França. Depois de quatro anos no comando dos Bleus, ele deixou o posto depois da Eurocopa de 1992, quando a França acabou eliminada ainda na fase de grupos.

      O francês fez parte do comitê organizador da Copa da França em 1998 e presidiu a Uefa. No ano de 2015, Platini acabou banido de todas as atividades relacionadas ao futebol por um período de oito anos. A punição aconteceu por conta de um pagamento autorizado por Joseph Blatter, antigo mandatário da Fifa para Platini. 

      D

      Fotografias(16)

      Michel Platini (FRA)

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      Links Relacionados