Siga o instagram do oGol
      bet365
      Biografia
      Biografia Jogadores

      Van Basten: muito craque por pouco tempo

      Texto por Carlos Ramos
      l0
      E0

      Lenda do Ajax, do Milan e da Holanda, Marco Van Basten foi um dos grandes jogadores holandeses da história. O craque, que atuou também como treinador, abandonou cedo a carreira, vítima de lesões crônicas no tornozelo, mas deixou títulos e saudades.

      Relembrar Van Basten significa recordar grandes feitos, jogadas espetaculares e gols ainda mais fantásticos, com o voleio como sua marca registrada. No pouco tempo em que passou pelos gramados, o holandês soube deixar sua marca e, para alguns, ainda é visto como o mais talentoso atacante da história, injustiçado pelas lesões.

      O sucesso começou cedo para Van Basten. No Ajax, com 17 anos, já conquistava seu primeiro título holandês. Viriam mais dois no clube, com quatro artilharias consecutivas. Ganhou também a Recopa Europeia (ou Taça das Taças). Chamou a atenção do Milan, onde também faria história.

      Van Basten fez parte de uma geração inesquecível e histórica no Rossonero italiano. Uma máquina que contou com grandes jogadores, como os companheiros holandeses Ruud Gullit e Rijkaard. No Milan conquistou três vezes a Liga dos Campeões, com participação efetiva no bicampeonato de 89 e 90.

      Um dos grandes craques da Europa quando esteve no auge, van Basten ganhou três vezes a bola de ouro. Não foram raras as vezes que teve média de gol de quase um tento por partida, tanto no Ajax quanto no Milan. 

      Pela seleção holandesa, foi um dos grandes nomes na conquista da Eurocopa de 1988, marcando cinco vezes em cinco partidas, incluindo um hat-trick contra a Inglaterra. Passou em branco, porém, na Copa de 1990 e na Euro de 1992. 

      As lesões já atrapalhavam demais a carreira do jogador. Na campanha vitoriosa do Milan em 93/94, Basten fazia parte do elenco, mas já não mas jogava, vítima do seu tornozelo. Abandonaria o futebol oficialmente no ano seguinte, porém, de fato, os dois anos anterior tinham sido apenas de luta desesperada contra a lesão.

      O corpo acabou vencendo o craque, mas as marcas de uma carreira curta são o suficiente para deixar van Basten entre os grandes jogadores da história do futebol mundial. 

      D

      Fotografias(5)

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      Links Relacionados