Siga o canal do youtube do ogol.com.br
bet365
Os 100%

Palmeiras tenta repetir feito de Boca, Santos e Vasco na Libertadores

Classificado antecipadamente para o mata-mata e próximo de garantir o primeiro lugar geral na fase de grupos da Libertadores, o Palmeiras ainda tem pelo que jogar no quase protocolar encontro desta terça-feira com o Deportivo Táchira. Com 100% de aproveitamento até aqui, o Verdão pode ser apenas o quarto clube neste século a avançar com seis vitórias para a próxima fase da disputa.

O último clube que conseguiu vencer todos os jogos da fase de grupos foi Boca Juniors, em 2015. Naquela edição, os Xeneizes não encontraram problema para bater repetidamente Montevideo Wanderers, Palestino e Zamora, então seus adversários no Grupo 5 da Liberta.

As outras duas equipes que conseguiram 100% de aproveitamento na fase de grupos da Libertadores desde 2001 foram Santos e Vasco. A grande campanha do Peixe foi em 2007, num grupo composto também por Defensor Sporting, Gimnasia y Esgrima e Deportivo Pasto; já o Cruz-Maltino o fez em 2001, quando passou sem problemas por América de Cali, Peñarol e Deportivo Táchira.

Glória ou maldição?

Apesar de ser um feito e tanto passar da fase de grupos com 100% de aproveitamento, a marca não necessariamente indica sucesso ao final da disputa. Boca Juniors, Santos e Vasco não foram campeões da Libertadores.

A começar pelos brasileiros, o Vasco de 2001 era um time estrelado e um dos favoritos ao título. O time de Helton, Pedrinho, Viola, Euller e Romário, porém, depois de avançar com louvor na fase de grupos e eliminar sem problemas o Deportes Concepción nas oitavas, caiu para o Boca Juniors nas quartas de final após duas derrotas e um placar agregado de 4 a 0. Os Xeneizes, por sinal, foram os campeões daquela edição.

Em 2007, o Santos era guiado por Zé Roberto em grande fase, um ano depois do meia ser destaque da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2006. O Peixe era uma das sensações da Libertadores e chegou até a semifinal depois de eliminar Caracas e Defensor, mas sucumbiu na semifinal para o Grêmio, que viria a perder o título para o Boca.

O Boca de 2015, por fim, tem um caso mais curioso que o dos brasileiros. Depois de um início de século avassalador, com três títulos, o time argentino tentava retomar as glórias, já que sua última conquista foi aquela de 2007 sobre o Grêmio. O Boca, no entanto, acabou eliminado sem sequer jogar os dois primeiros jogos do mata-mata.

Em um superclássico com o River Plate, em que acabou derrotado no jogo de ida, o Boca foi posteriormente eliminado pela Conmebol por um tumulto generalizado que levou à suspensão da partida. O Boca caiu sem jogar o jogo de volta e o River avançou, terminando como campeão.

Comentários

Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
Fase de grupos
2022-05-24 08h47m por JP_Tricolor
Hoje, é quase uma obrigação brasileira passar da fase de grupos. É mais fácil que passar pela pré-Liberta, com duas eliminatórias, jogos que podem ser na altitude, e com um toque de sorte de quem vai pegar. . .
O Flu deu azar de pegar um adversário bom (poderia ter avançado de qualquer maneira, mas o Flu não tem um time que sobra em campo como tem hoje o Palmeiras, o Flamengo e o Atlético Mineiro). E deu mais azar ainda de pegar um grupo com o Junior Barranquilla, que é bonzinho...ler comentário completo »
Links Relacionados
Equipe
Competição

Copa Sul-Americana
Fim da seca de gols e primeira vitória
Rafael Santos Borré, enfim, encerrou sua seca de gols com a camisa colorada e ajudou o Internacional a superar o Delfín, fora de casa, por 2 a 1, e vencer a primeira na Copa ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ViniciusLopes 26-04-2024, 00:03
grandejogadoor 25-04-2024, 22:21
ScPKoHx 25-04-2024, 20:17
renato92 25-04-2024, 16:09
grandejogadoor 25-04-2024, 14:58
Piranho 25-04-2024, 13:17