Siga oGol no Twitter
    bet365
    Na Terra do Soccer
    Carlos Ramos

    Jesse Marsch: o quão sério fala o Canadá?

    2024/05/13
    E1
    A América do Norte é a terra do Donuts, do Maple Syrup, do Poutine, de calor e frio extremo. Do basquete da NBA, do hockey da NHL, do baseball da MLB. E também é a terra do soccer.

    A seleção canadense anunciou, nesta segunda-feira, Jesse Marsch como técnico da seleção masculina. Faltando pouco mais de um mês para a estreia na Copa América, o treinador chega já em um momento decisivo, e é a esperança de que, enfim, a federação canadense esteja finalmente falando sério. 

    Os últimos anos foram de um absoluto caos na Canada Soccer. Apesar de ter a melhor geração já vista no país, que recolocou o Canadá em uma Copa do Mundo após três décadas e meia, com campanha soberana nas Eliminatórias, um escândalo financeiro ofuscou os feitos esportivos e tumultuou o ambiente nos bastidores. 

    O escândalo financeiro envolvendo o péssimo acordo da federação com a Canada Soccer Business, que adquiriu os direitos de venda de transmissão e patrocínio da seleção até 2027, escancarou o desastre financeiro que era a entidade. A federação cortou os custos, e não cumpriu acordos de premiação com os jogadores, gerando uma tensão entre atletas e dirigentes. 

    "Temos de resolver essa questão financeira. Teremos uma Copa em casa, com chance de chegar longe, quem sabe até vencer a Copa, com uma geração única de jogadores. Mas não falamos sério. Trouxemos a Copa para a nossa casa, mas não falamos sério", chegou a reclamar o então técnico John Herdman. 

    Em meio a tensão, o Canadá acabou eliminado na primeira fase da última Copa, em 2022. Herdman deixou o comando da equipe no ano seguinte, e foram longos meses sem um técnico permanente confirmado. 

    Marsh chega, então, em meio ao caos, nas vésperas de uma competição oficial. Mas com promessas: a Canada Soccer divulgou acordo com os donos dos principais clubes do país (os três que jogam a MLS) e com outros "embaixadores" para conseguir equilibrar as contas e investir nas seleções masculina e feminina, tanto principal quanto de base. 

    Considerado um dos técnicos mais bem preparados da América do Norte, Jesse Marsch teve uma breve experiência no futebol canadense. Em 2012, foi o primeiro técnico da história do Montréal Impact, então nova franquia da MLS (Hoje CF Montréal). 

    Ex-auxiliar de Bob Bradley na seleção dos Estados Unidos, Marsch foi eleito o melhor técnico da MLS em 2015, quando comandou o New York Red Bulls, seu trabalho de mais sucesso por lá. Em seguida, foi para a Europa ser auxiliar no RB Leipzig e seguiu no grupo para comandar o Red Bull Salzburg. Bicampeão austríaco, voltou para Leipzig em 2021, dessa vez como técnico principal, e por último comandou o Leeds United. 

    Antes comandar o Canadá na Copa América, Jesse Marsch terá dois testes de fogo, contra Holanda e França nos dias 06 e 09 de junho, daqui a menos de um mês. Já terá que anunciar sua primeira convocação. Terá em mãos a chamada "geração de ouro" do futebol canadense, com Alphonso Davies, Jonathan David e companhia. Se conseguir calmaria nos bastidores e tiver posições firmes em campo, pode levar o Canadá longe em 2026. Não tão longe quanto Herdman queria. Mas o suficiente para orgulhar o país mais que em 2022. 



    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    Empolgou
    2024-05-14 13h35m por lps94
    Vencer a Copa?

    ARTIGOS DO MESMO AUTOR

    A noção do "American Dream", ou "Sonho Americano", na tradução livre, basicamente carrega os princípios fundamentais dos Estados Unidos, onde ...
    27-05-2024 18:29
    O Alasca sempre foi um dos lugares mais fascinantes do planeta. Maior Estado em área territorial dos Estados Unidos, com o dobro do tamanho do segundo maior (Texas), tem 84% do ...
    02-05-2024 15:57
    Quem não está cansado de ver um jogador ficar caído no gramado por absolutamente nada, apenas para ganhar tempo? Ou de ver um atleta tardar a deixar o campo ao ser ...
    29-04-2024 18:55E1