Siga oGol no facebook
      bet365
      2024/03/27
      E0
      Seja no 4-2-4 ou no 5-3-2, através de jogo de posição ou jogo funcional, respeitando as diversas formas de ver o futebol. Acreditando sempre na beleza do jogo, e nas diversas interpretações do mesmo. Falo de tática tentando fugir do professoral, mas sempre buscando ir além. Como em uma conversa de bar. Sem espaço para a saideira.

      O Brasil tentou recuperar a identidade com Fernando Diniz, mas não conseguiu boa absorção da filosofia do técnico por parte do grupo de jogadores e sofreu com derrotas seguidas. Diniz não teve tempo, nem foi defendido pelos resultados, para avançar com seu trabalho. Dorival Júnior também não teve tempo, mas com o pouco que teve, fez a seleção brasileira novamente competitiva. Usou da melhor forma o que o tornou um técnico de ponta: a capacidade de se adaptar a cenários adversos e fazer do simples um mérito invejável. Os testes europeus para o técnico, que sofreu com muitas baixas no time, terminam com saldo positivo, e a esperança que o Brasil, no futuro, possa voltar a ser protagonista. 

      Tanto contra a Inglaterra, como diante da Espanha, Dorival entendeu que não era o momento de ser o protagonista. As cinco estrelas no peito pesam, mas humildade nunca é demais. Desfalcada por lesões, desanimada pela sequência de resultados negativos e afetada pela turbulência na CBF, a seleção brasileira se apresentou para Dorival sem grandes expectativas. Com limões bem amargos, Dorival fez uma boa limonada. 

      Feijão com arroz 

      Dorival fez, na linguagem popular, um "feijão com arroz". E cá entre nós, brasileiro adora feijão com arroz... O esquema base foi o 4-3-3, com algumas variações para 4-2-3-1 e 4-4-2. Na fase defensiva, a seleção brasileira se postou, no geral (e toda a regra tem uma exceção), em um 4-1-4-1. 

      A primeira fase de construção foi feita com uma saída 3+2, com duplo-pivô de Bruno Guimarães e João Gomes. Danilo se juntou aos zagueiros (o lateral construtor que Dorival sempre gostou) e Wendell ficou mais aberto na canhota, com Vini mais por dentro formando um "triângulo" com Rodrygo e Paquetá no corredor central. Raphinha dá amplitude na direita. 

      Nos primeiros jogos de Dorival, Beraldo foi completamente protagonista na saída de bola, usando a sua qualidade para dar progressão ao jogo com passes verticais, assim como Danilo. Fabrício Bruno arriscou menos nesse sentido. O Brasil fez a saída pelas laterais para avançar pelo corredor central, onde consegue superioridade numérica. A preferência de saída de Bento foi quase sempre com Beraldo. 

      Avançando o campo, Paquetá ganha protagonismo na construção das jogadas. O meia, de volta para a seleção após mais de seis meses, foi a principal referência criativa do time. Dele, saíam os passes mais qualificados do meio para frente. Andreas Pereira, quando saiu do banco diante da Inglaterra, fez função parecida. Contra a Espanha, substituiu João Gomes para o Brasil ser mais protagonista com a bola nos pés. Como, de fato, foi, para correr atrás do empate. 

      Sem ser o "protagonista" das partidas, o Brasil de Dorival Júnior usou muitas transições em velocidade para ameaçar os adversários. Vinícius Júnior, porém, não teve o protagonismo de costume e desperdiçou boas jogadas no último terço. Raphinha foi instável e teve atuação apagada principalmente contra a Espanha. Coube quase sempre a Endrick mudar essa dinâmica ofensiva, forçando os zagueiros a se fecharem mais na área ao criar, muitas vezes, superioridade numérica em triangulações com Rodrygo e Paquetá no corredor central. 

      Na fase defensiva, como dito, o Brasil se fecha em 4-1-4-1. Um dos volantes (geralmente João Gomes) se adianta para fazer a primeira pressão pós perda. Se não roubar logo a bola, o time de Dorival recua em blocos médios e baixos. A grande deficiência nesses primeiros amistosos foi em defender o corredor central,. 

      Faltou coordenação e combatividade em alguns momentos da dupla de volantes para ocupar bem essa área do campo. Contra a Espanha, Dorival tentou ajustar isso colocando André. Fabrício Bruno, muitas vezes, teve de sair em cobertura e deixou espaço nas costas. Os espanhóis conseguiram algumas finalizações perto da meia-lua nesta terça, dando trabalho a Bento. 

      Outro fator que preocupou bastante, e ficou ainda mais evidente contra a Fúria, foi a marcação pelo lado esquerdo. Wendel sofreu com o jovem Yamal e deixou claro que, se por um lado Danilo passa confiança do outro lado, na canhota a seleção precisa de muitos ajustes. 

      Apesar das falhas, o saldo dos primeiros desafios de Dorival na seleção é extremamente positivo. O time mostrou, acima de tudo, um desejo de vitória que fez falta em alguns momentos nos últimos anos. Ainda é um período relativamente curto para uma análise mais aprofundada, mas, de qualquer forma, o Brasil voltou a competir. Se vai recuperar o protagonismo de outros tempos, só veremos mais para frente. 



      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…

      ARTIGOS DO MESMO AUTOR

      Os objetivistas sempre se opuseram aos relativistas. Mesmo antes da existência de tais conceitos. Provavelmente até no tempo das cavernas, entre uma caçada e outra, os humanos ...
      22-04-2024 19:10
      A calmaria em pleno caos. A bonança no meio da tempestade. A brisa no olho do Furacão. Cole Palmer resignificou a palavra tranquilidade em 2024. Absolutamente gelado, consegue ...
      15-04-2024 19:18
      Guillermo Varela esteve em campo em 1193 minutos com a camisa do Flamengo em 2023. Foram 16 jogos como titular. O uruguaio passou 34 jogos no banco sem ser utilizado. Não se adaptou a ...
      08-04-2024 20:13