bet365
Molho Inglês
Playmakerstats.com

Hayes, Klopp e difíceis despedidas

2024/04/18
E0
Stephen Gillett, Richard Cole e Alex Lawes adicionam um pouco de "Molho Inglês" para oGol. A coluna é dedicada ao futebol inglês - seja no cenário de clubes ou seleção. Do "Dog and Duck" a Wembley, de Gazza a Wazza, o Playmaker pretende trazer-lhe novos ângulos sobre as histórias que importam.

Emma Hayes, técnica do time feminino do Chelsea e futura treinadora da seleção dos Estados Unidos, enfrenta uma difícil "turnê de despedida" depois que os Blues foram eliminados da Copa da Inglaterra nas semifinais.

A eliminação, para o rival Manchester United, vem apenas algumas semanas depois de o Chelsea ter perdido a final da Copa da Liga para o Arsenal no Molineux. Dois duros golpes para Emma Hayes, em uma temporada de grandes possibilidades de título, assim como o Liverpool de Jurgen Klopp.

Ambos os treinadores tinham um possível "quádruplo" em suas mãos, mas passaram por semanas difíceis recentemente.

Para Klopp, ao menos, houve a garantia de troféu na Copa da Liga. No entanto, os Reds foram recentemente eliminados da Copa da Inglaterra, mais tradicional, pelo Manchester United (assim como o Chelsea feminino), vacilaram na Premier League (embora ainda estejam apenas dois pontos atrás do Manchester City, enquanto o Chelsea de Hayes está três atrás do mesmo City na WSL), e com o fracasso quase garantido na Liga Europa.

O Chelsea feminino também tem vida dura na Europa. Terá de enfrentar logo o Barcelona nas semifinais da Liga dos Campeões, a melhor equipe do momento no futebol das mulheres.

Um final nada poético para Hayes no Chelsea

Ainda houve espaço para polêmicas recentes. Na final da Copa, uma discussão com o técnico do Arsenal, Jonas Eidevall, terminou com um empurrão de Hayes e fortes acusações contra o rival. Isso em defesa de sua meia, Erin Cuthbert, com quem Eidvall teve entrevero no jogo. A técnico acusou o adversário de "agressão masculina".

A futura técnica da seleção feminina dos Estados Unidos foi incrivelmente bem-sucedida com o Chelsea. Ao mesmo tempo, deixa uma imagem pouco graciosa em momentos de derrota - outro paralelo com Klopp aqui.

Na coletiva de imprensa antes do confronto da Copa com o United no fim de semana, Hayes respondeu às críticas citando o poema de Robert Frost "Escolha Algo Como uma Estrela": "Então, quando às vezes a multidão é influenciada / A dar elogios ou críticas exageradas / Podemos escolher algo como uma estrela / Para manter nossas mentes focadas e serenos."

Foi uma coletiva de imprensa estranha, com certeza, mas Hayes soou muito mais firme após o jogo contra o United, apesar de ver a derrota em uma segunda competição em apenas dois jogos.

Enquanto lamentava algumas decisões de arbitragem e a incapacidade de sua própria equipe de igualar o jogo (apesar de ter 70% de posse de bola e 26 chutes no jogo), ela já estava focada no próximo jogo em casa contra o Aston Villa antes do retorno à Liga dos Campeões pouco depois.

"Temos que seguir em frente, temos muitos jogos pela frente. Como sempre, estou refletindo sobre o que preciso fazer. Todo mundo é competitivo, então é claro que eles ficarão desapontados."

Hayes precisará usar toda a experiência de gestão que a levou a esta fase para colocar sua equipe de volta nos trilhos.

Com o Barcelona no horizonte e mais cinco jogos de liga pela frente (incluindo uma visita ao Old Trafford no último dia da temporada), há um perigo real de que a temporada do Chelsea possa passar de um possível quádruplo para absolutamente nada.

Isso estaria longe de ser um final poético para o período repleto de troféus de Hayes como técnica do Chelsea.

Texto por Richard Cole



Comentários

Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…

ARTIGOS DO MESMO AUTOR

Depois de uma disputa acirrada pelo título, o Manchester City fez o que muitos suspeitavam e conquistou o quarto título consecutivo da Premier League - mas a temporada 2023/24 foi de ...
21-05-2024 15:51
Na Premier League, existem dois veteranos brasileiros que estão encerrando a temporada com suas reputações seguindo direções muito diferentes. Casemiro pode ...
13-05-2024 17:19E1
Pela segunda vez em nove temporadas, não há representação inglesa nas finais da Uefa neste mês. O Aston Villa, último sobrevivente, foi derrotado por 6 a 2 no ...
10-05-2024 11:16