Siga oGol no facebook
bet365
2024/04/09
E0
Seja no 4-2-4 ou no 5-3-2, através de jogo de posição ou jogo funcional, respeitando as diversas formas de ver o futebol. Acreditando sempre na beleza do jogo, e nas diversas interpretações do mesmo. Falo de tática tentando fugir do professoral, mas sempre buscando ir além. Como em uma conversa de bar. Sem espaço para a saideira.

Guillermo Varela esteve em campo em 1193 minutos com a camisa do Flamengo em 2023. Foram 16 jogos como titular. O uruguaio passou 34 jogos no banco sem ser utilizado. Não se adaptou a Vitor Pereira. Ouviu de Sampaoli que não seria opção. Não engrenou com Tite. Sofreu linchamento online e virou mais um a ganhar a alcunha de "bagre". Em 2024, tudo é diferente para o lateral. 

Varela já somou, em três meses, 1016 minutos em campo (sem contar os amistosos). Foram 12 partidas como titular. Marcou o primeiro gol, conquistou o primeiro título como titular. Ouviu de Tite que é "bom". Ganhou a confiança do treinador e vive uma temporada de afirmação no futebol brasileiro. 

Estigmatizar um atleta como "bagre" é tão fácil como decretar novos craques por meras primeiras impressões. Muito mais cruel, por outro lado. Mas estigmas fazem parte do mundo do futebol, esporte que idolatra e amaldiçoa da noite para o dia. Como a sociedade, já que é reflexo dela. Feito por ela e para ela. Com suas qualidades e falhas.

Varela entendeu isso. Teve formação nas categorias de base de clubes referência no mundo. Peñarol, Manchester United, Real Madrid. Quantos "bagres" conseguem "enganar" clubes desse nível? Não estamos aqui a chamar Varela de craque, veja bem. É exatamente o oposto. A luta é contra os exageros, nunca contra as críticas. 

Sem estigmas, fica a pergunta: como Varela foi do 8 ao 80 na Gávea? O aspecto tático tem um protagonismo grande em responder essa pergunta. Varela não se adaptou a jogar como ala no esquema de três zagueiros de Vitor Pereira. Atacar a profundidade nunca foi seu forte. Na seleção, na Europa, no Peñarol. O gol contra o Audax, neste Carioca, foi o primeiro como profissional na carreira (Varela só havia marcado pelo Real Madrid Castilla, time B do Real Madrid). 

Sem conseguir se adaptar a uma nova realidade, com suas falhas expostas jogo a jogo para a torcida, cada vez mais impaciente, Varela se tornou reserva. E foi de reserva a terceira opção com Sampaoli. O componente mental passou a jogar contra, também: Varela tinha dúvidas sobre sua sequência na Gávea. Era um jogador sem confiança. A briga em um treino com Gerson foi a explosão e a constatação que mentalmente o uruguaio não estava bem. 

2024, porém, foi uma página em branco. Varela ouviu de Tite que seria titular, recuperou a confiança, ganhou a companhia dos compatriotas De la Cruz e Viña e voltou a jogar como gosta: em uma linha de quatro, mais por dentro. A presença de Luiz Araújo, nesse quesito, ajudou muito. Não só pelo fato de o ponta jogar aberto na direita: Luiz Araújo tem intensidade e consistência para ajudar Varela na fase defensiva. 

Com Luiz Araújo aberto, Varela passou a jogar mais por dentro, abrindo o corredor para Fabrício Bruno iniciar a construção das jogadas na defesa. Tite reencontrou, com as nuances táticas, o lateral de seleção uruguaia, que vestiu grandes camisas na América do Sul e na Europa. Varela voltou a sorrir. Voltou a jogar futebol. Deixou o estigma de lado, mesmo sem ser um craque. É Guillermo Varela, (novo) lateral direito do Flamengo. 



Comentários

Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…

ARTIGOS DO MESMO AUTOR

Os objetivistas sempre se opuseram aos relativistas. Mesmo antes da existência de tais conceitos. Provavelmente até no tempo das cavernas, entre uma caçada e outra, os humanos ...
22-04-2024 19:10
A calmaria em pleno caos. A bonança no meio da tempestade. A brisa no olho do Furacão. Cole Palmer resignificou a palavra tranquilidade em 2024. Absolutamente gelado, consegue ...
15-04-2024 19:18
Já falamos aqui neste espaço sobre a Internazionale de Inzaghi (leia mais aqui). A campanha nerazzurri seguiu impressionando deste então. Mas uma nuance nas ...
01-04-2024 18:09E2