Siga oGol no facebook
      bet365
      Fora do Eixo
      Daniel Genonadio

      Após 'quase morte', Paraná volta a jogar e torcida promete linda festa

      2024/05/04
      E0
      Fora do Eixo é um espaço para falar de clubes muitas vezes excluídos dos debates de futebol, para comentar seus momentos e destaques.

      No último domingo, 28, o Paraná Clube voltou ao cenário nacional e relembrou ao Brasil a sua existência com uma peça publicitária de grande engajamento em que assume a sua "quase morte", mas ressaltou que busca retornar aos seus momentos de glória, convocando sua torcida para a partida de estreia na Segunda Divisão Paranaense após quase um ano sem disputar sequer uma partida oficial. 

      A campanha, sob o conceito "nosso coração vai voltar a bater" ,foi proposta pela torcida e o objetivo é financiar, através da arrecadação de bilheteria, o clube nestes meses de Divisão de Acesso, levando 100 mil pessoas em jogos como mandante.  

      "Nada é mais chocante que a realidade. Essa frase vale para a vida, mas também vale para o nosso clube. A situação é realmente emergencial. A reaproximação de todos pode definir o destino paranista", disse ao GE, o diretor de criação da campanha, Thiago Gabardo.

      Rebaixado no Estadual, o Paraná não contou com a sua torcida nos estádios em 2023, já que cumpriu punição como mandante em toda a Divisão de Acesso por conta da invasão de campo no rebaixamento do time, no estadual de 2021. Com isso, a última vez que contou com o apoio da sua nação no estádio foi em agosto de 2022, contra o Pouso Alegre, pela Série D. 

      O retorno da torcida do Paraná será neste sábado, 4, na estreia da Divisão de Acesso, contra o Nacional, na Ligga Arena, casa do Athletico Paranaense. Mais de 30 mil torcedores já compraram ingresso para o duelo. E não para por aí... 

      Até a quinta-feira, 2, em dois dias de venda, o clube já tinha comercializado mais de 60 mil ingressos para os cinco jogos em casa (67.554 de acordo com a última parcial). O segundo jogo do Tricolor será no Couto Pereira, casa do Coritiba, para enfrentar o Apucarana. Os outros três duelos serão na sua casa, a Vila Capanema, que tem capacidade para cerca de 20 mil pessoas. 

      O Paraná foi rebaixado em 2022 para a segunda divisão estadual. No ano passado ficou apenas na quinta posição, sem sequer brigar pelo acesso. A queda também foi vertiginosa a nível nacional. Em 2018 estava na Série A. De 2019 a 2020 na Segundona. 2021 caiu para a terceira divisão e em 2022 não conseguiu o acesso na Série D. 

      As seguinte quedas fizeram quase sumir um time extremamente tradicional do futebol brasileiro. Em 2023, o Paraná fez apenas 9 partidas em todo o ano com o já falado desempenho abaixo. A última vez que entrou em campo foi no dia 25 de junho do ano passado, no empate em 2 a 2 com o Patriotas. 

      Expectativa para 2024

      O Paraná reformulou todo o elenco e contratou o ex-jogador Tcheco revelado no clube, como treinador. Na sua carreira de técnico já passou por diversos clubes do Sul e teve seu melhor trabalho no Cascavel, entre 2021 e 2022. Antes da estreia na Divisão de Acesso, checo também tenta motivar os jogadores de formas alternativas e levou ídolos do passado para mostrar a grandeza do clube. 

      "Assim se faz um clube que já tem uma grande história, agora é nossa responsabilidade eles fazerem parte dessa história para trazer o Paraná para Primeira Divisão", disse em entrevista coletiva.

      Além dos jovens jogadores, o Paraná tem como líderes do elenco o goleiro Sidão, ex-São Paulo e Vasco, e o lateral Eltinho, formado na base do clube e que retorna aos 36 anos. 

      “Eu confio bastante. Para isso que eu vim. Por isso que os atletas e o Tcheco vieram. A gente não veio aqui para passar tempo, brincar, passar férias. A gente quer o acesso, esse é o objetivo. O Paraná é o grande da divisão, mas vamos respeitar os adversários”, afirmou Eltinho durante a coletiva.

      A Segunda Divisão Paranaense acontece entre 4 de maio e 28 de julho, com 10 equipes participantes e nove partidas na primeira fase. Os quatro melhores colocados fazem as semifinais, e os finalistas sobem para a primeira divisão. A fase mata-mata tem partidas de ida e volta, com todos os jogos em finais de semana. Os dois piores são rebaixados.

      Se tudo der certo para o Paraná, serão então 13 partidas disputadas neste ano. O objetivo é disputar a primeira divisão estadual em 2025 e fazer boa campanha para retornar a competições nacionais, como Série D e Copa do Brasil. O gigante Paraná tenta se reerguer da sua "quase morte".

      Agenda do Paraná Clube como mandante:

      Paraná Clube x Nacional - 04 de maio, sábado, 16h - Ligga Arena

      Paraná Clube x Apucarana - 11 de maio, sábado, 18h30 - Couto Pereira

      Paraná Clube x Laranja Mecânica - 25 de maio, sábado, 18h30 - Vila Capanema

      Paraná Clube x Patriotas - 15 de junho, sábado, 18h30 - Vila Capanema

      Paraná Clube x Grêmio Maringá - 23 de junho, domingo, 11h - Vila Capanema



      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…

      ARTIGOS DO MESMO AUTOR

      Posição mais carente do futebol brasileiro na atual geração, a lateral direita pode ter como dono uma revelação do Sport. Aos 17 anos, o lateral Pedro Lima ...
      11-05-2024 11:08
      Em janeiro, essa coluna apontou o descaso da CBF com a Copa do Nordeste. Na ocasião, a competição estava só começando, mas os atrasos já eram rotina. Apenas ...
      25-04-2024 23:42
      A Série B começa nesta sexta-feira, 19, e como tem sido costume nos últimos anos, o torneio conta com times tradicionais e a promessa é de uma disputa equilibrada ...
      18-04-2024 23:04E2
      Colunas