Siga oGol no Twitter
    bet365
    Histórias do Futebol
    Histórias do Futebol

    Fergus Suter e a história do profissionalismo no futebol

    Texto por ogol.com.br
    l0
    E0

    O futebol surgiu na Inglaterra como amador, como um esporte de distração para as elites. Os operários e pobres demoraram a conseguir se aproximar do esporte. E isso só foi acontecer com o início do profissionalismo. 

    Nos primeiros anos da F.A, federação que comanda o esporte na Inglaterra, a elite prevalecia. Os clubes de operários surgiam como afiliados e começaram a disputar a F.A Cup, mas sempre derrotados pela elite, que redigia as regras do jogo. 

    Em 1879, a chegada dos escoceses Jimmy Love e Fergus Suter mudou um pouco tal quadro. Principalmente Suter. Ambos jogavam no Patrick, da Escócia, e foram para a Inglaterra com a promessa de ganhar dinheiro para jogar futebol. 

    Até então, e mesmo depois da chegada deles, era proibido um jogador receber para jogar. A elite jogava por diversão, enquanto os times da classe operário eram formados por funcionários de fábricas. 

    Love e Fergie chegaram para defender o Darwen com a promessa de receberem do dono do time e da fábrica de algodão, James Walsh, em média duas libras por semana (na época, um valor considerável). Após vencerem o primeiro jogo, receberam de forma clandestina, sem que até mesmo seus colegas de equipe soubessem. 

    Love e Fergie estavam em Darwen para jogar futebol, apesar de tentar manter as aparências comparecendo a fábrica. Logo os boatos que recebiam salários foram se espalhando. O Bolton também foi acusado de fazer o mesmo com escoceses na época. 

    O Blackburn, equipe também da região, fez o que pode ser considerado a primeira transferência da história do futebol, pagando 100 libras para Walsh para Fergie se juntar a equipe (Love também foi, mas logo se lesionou e teve de deixar o futebol). 

    Com Suter, o Blackburn foi o primeiro time operário a conquistar a F.A Cup, frustrando os chamados "donos do futebol". O movimento pelo profissionalismo ganhou força nos anos posteriores, com a cobrança de ingressos nos jogos e programas de sócios entre os clubes operários. 

    Apesar de outros clubes também terem sido acusados de pagar atletas para jogar futebol, o caso de Fergus ganhou mais evidência por ele ter sido campeão da F.A Cup com o Blackburn. Para muitos, ele foi o primeiro jogador profissional da história do futebol, junto com Love. 

    A conservadora F.A não conseguiu evitar a profissionalização do esporte, que acabou acontecendo na metade da década de 1880. E tudo começou com um jovem escocês que acabou fazendo história no futebol inglês... 

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    Links Relacionados