Siga o instagram do oGol
história
Biografia Treinadores

Bill Shankly: o 'Senhor Liverpool'

Texto por ogol.com.br
l0
E0

Quem vai em Anfield Road hoje em dia tem uma foto obrigatória: na frente da estátua de Bill Shankly. Em um clube de muitos ídolos, ter uma estátua na frente do estádio não é para qualquer um. E Bill Shankly não é qualquer um. 

Nascido na Escócia em 1913, Shankly viveu tempos difíceis em seu país, e chegou a confessar que roubou comida. Para tentar fugir da fome, começou a trabalhar em uma mina com um de seus irmãos aos 15 anos. 

Uma das escapatórias de Shankly era o futebol. Era no esporte que conseguia fugir da dura realidade na Escócia. Por sorte, acabou descoberto por um olheiro e foi jogar no futebol inglês. 

Como atleta, Shankly teve uma carreira de relativo sucesso, com um título da F.A Cup pelo Preston e 12 convocações para a seleção escocesa. Mas seria como técnico que o escocês entraria para a história. 

O início como comandante foi no Carlisle, clube que defendeu também como jogador. Teve sucesso no clube, elevando a autoestima dos atletas. Se mudou para o Grimsby por um desentendimento com a direção, e depois passou por Workington e Huddersfield. 

O ápice de Shankly no Huddersfield foi em um duelo com o Liverpool. Mesmo com um a menos, conseguiu motivar sua equipe a aplicar uma sonora goleada por 5 a 0. O embate chamou a atenção dos dirigentes dos Reds, que o levaram para Anfield. 

Shankly chegou no Liverpool no final da década de 1950, e o clube não andava nada bem. Na segunda divisão inglesa, e sem perspectiva, agonizava sem a esperança de tempos melhores. Mas Shankly trouxe para Anfield dias de sol. 

O treinador exigiu que a diretoria do clube reformasse o gramado e recuperasse o CT de Melwood. Junto com Bob Paisley, Fagan e Bennett, montou o time ideal em campo, e fez os jogadores acreditarem que dias melhores estavam próximos. 

Nem tão próximos, porém. Demoraram três temporadas para o Liverpool voltar para a primeira divisão inglesa. No ano seguinte do retorno, o time acabou com o sexto título inglês de sua história, com direito a uma grande goleada sobre o Arsenal, por 5 a 0. 

Shankly voltou a tornar o Liverpool um gigante inglês, com três títulos da liga nacional, duas Copas da Inglaterra, uma Copa da Liga e três Supercopas. O treinador foi além e, em 1973, levou o clube ao primeiro título europeu: a Copa Uefa, batendo na final o Borussia Monchengladbach. 

O legado de Shankly seguiu com Bob Paisley nos anos seguintes, e o Liverpool se tornou a grande potência do futebol inglês. O treinador faleceu em 29 de setembro de 1981, mas está eternizado até hoje na história do clube, além de ser estátua na entrada de Anfield Road. 

Fotografias(1)

Estátua de Bill Shankly em Anfield Road
Comentários (0)
Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados