Siga o instagram do oGol
Jogos marcantes
Jogos marcantes

O dia que Pelé fez chover

Texto por Carlos Ramos
l0
E0

Pelé é considerado o "Rei" do futebol. Para muitos, o jogador mais completo da história, tendo atuado até como goleiro. Mas era fazendo gols que o camisa 10 se destacava mais. No dia 21 de novembro de 1964, Pelé alcançou a marca de oito gols em uma só partida pelo Santos, um recorde pessoal do craque.

Uma crônica da época definiu Pelé como "uma fera solta dentro do coliseu". Os oito gols do Rei foram somados aos de Pepe, Coutinho e Toninho Guerreiro, e o jogo terminou em goleada de 11 a 0 sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, na época comandado pelo vitorioso Oswaldo Brandão. 

Era uma tarde fria e chuvosa na Vila Belmiro. Menos de dez mil pessoas compareceram ao estádio para ver o duelo, que era válido pelo returno do Campeonato Paulista daquele ano. 

Um dos oito gols de Pelé na partida @Folhapress
A partida começou já com Pelé endiabrado. Com dez minutos, já eram dois gols do atacante. O goleiro Machado, do Botafogo, parecia não acreditar. Mal sabia ele que a coisa só ia piorar com o tempo. 20 minutos, quatro gols santistas. 

O Botafogo, na época, era até um bom time, mas acabou castigado em uma noite impossível do Rei. Somado a isso, o Peixe tinha um dos melhores ataques da história do futebol. Junto com Pelé, Pepe e Coutinho aterrorisavam os zagueiros.

O primeiro tempo terminou com cinco gols de Pelé, um de Pepe e outro de Coutinho. No intervalo, o roupeiro do Peixe correu para o gramado e pegou a bola, para guardar como recordação. Tiveram que providenciar outra. 

Na segunda parte, o Alvinegro Praiano não voltou com o mesmo gás, mas, mesmo assim, ampliou a vantagem. A torcida pediu, e Pelé ainda marcou mais três tentos. Toninho Guerreiro, aos 45 minutos, decretou: 11 a 0. Uma tarde fria, chuvosa, mas que entrou para a história. 

As escalações:

Santos: Gilmar; Ismael, Modesto, Haroldo e Geraldino; Lima e Mengálvio; Toninho Guerreiro, Coutinho, Pelé e Pepe.

Botafogo: Machado; Ditinho, Carlucci, Tiri e Maciel; Hélio Vieira e Adalberto; Zuíno, Alex, Antoninho e Gaze.

Comentários

Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
jogos históricos
U Sábado, 21 Novembro 1964 - 00:00
Urbano Caldeira (Vila Belmiro)
11-0
Pelé 3' 8' 16' 38' 40' 70' 72' 73'
Pepe 19'
Coutinho 25'
Toninho Guerreiro 90'
Estádio
Urbano Caldeira (Vila Belmiro)
Lotação16068
Medidas105x68
Ano de Inauguração1916