Siga oGol no Twitter
    bet365
    Jogos marcantes
    Jogos marcantes

    França 3 x 0 Brasil: a pane brasileira e o primeiro título francês

    Texto por ogol.com.br
    l0
    E0

    A final da Copa do Mundo de 1998 é daquelas que todo brasileiro tenta esquecer. A seleção brasileira tinha um timaço e era favorita para ganhar aquele mundial, mas o jogo decisivo foi atípico, e acabou com um atropelo da França, que conquistou, em casa, sua primeira Copa do Mundo. 

    As primeiras lembranças daquele dia, 12 de julho de 1998, são da convulsão de Ronaldo. Melhor jogador do mundo na época, o Fenômeno foi tirar um cochilo horas antes da partida, até ter o sono interrompido por uma intensa convulsão. 

    "Decidi descansar depois do almoço e a última coisa de que me lembro foi que dormi. Depois disso, tive uma convulsão. Eu estava rodeado de jogadores e o falecido Dr. Lidio Toledo estava lá. Eles não queriam me dizer o que estava acontecendo", disse o jogador, anos depois, para a revista inglesa FourFourTwo

    A convulsão de Ronaldo não foi nada simples, mas os exames feitos no dia não notaram nada de anormal. Zagallo, ainda assim, decidiu escalar Edmundo. Mas Ronaldo conversou com o técnico pouco antes do jogo e não deu escolha: disse que queria jogar. Como negar o melhor jogador do mundo? Nem o lendário Zagallo conseguiu. 

    Um time afetado 

    Ronaldo sabe, e confessou anos depois: sua presença em campo afetou a equipe. O atacante esteve longe de ser o melhor jogador do mundo, não viu a cor da bola e deixou o time apreensivo. Foi o pior jogo da seleção em toda a Copa do Mundo. 

    Fora um cruzamento de Ronaldo que quase surpreendeu Barthez, e uma cabeçada de Rivaldo que também parou no goleiro, a seleção brasileira ameaçou pouco. Dispersa, deixou um gigante chamado Zinedine Zidane tomar conta do jogo. 

    Tudo começou em um corte displicente de Roberto Carlos. O lateral foi tentar levantar a bola para afastar, mas acabou cedendo escanteio aos franceses. O levantamento na área encontrou Zidane, que se agigantou no meio dos defensores brasileiros e abriu o placar. 

    A partir daí, o Brasil se perdeu de vez. Júnior Baiano entregou o ouro para Petit, que acabou não acertando o alvo, e Guivarc’h teve chance cara a cara com Taffarel, que tentou evitar o pior. Mas o goleiro não conseguiu por muito tempo...

    Ainda antes do intervalo, Zidane recebeu outro escanteio na área, atropelou Dunga e abriu o 2 a 0. A cabeça de Zidane encaminhou o primeiro título mundial francês, que se confirmaria sem problemas em um segundo tempo que a seleção brasileira não reagiu. 

    Nem a expulsão de Marcel Desailly mudou o quadro. Ronaldo perdeu chance na área, Denilson acertou o poste e Edmundo não conseguiu acordar o time quando entrou. Petit, aproveitando um rival em pane, fechou a conta em 3 a 0 e confirmou o primeiro título francês em Copas do Mundo no Stade de France. 

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    jogos históricos
    U Domingo, 12 Julho 1998 - 16:00
    Stade de France
    Said Belqola
    0-3
    Zinedine Zidane 27' 45'
    Emmanuel Petit 90'
    Estádio
    Stade de France
    Stade de France
    França
    Saint-Denis - Paris
    Lotação81338
    Medidas105x70
    Ano de Inauguração1998