Siga oGol no facebook
      bet365
      Jogos Marcantes
      Jogos marcantes

      Uruguai 4 x 2 Argentina: a primeira final de Copa teve rivalidade e jogaço

      Texto por ogol.com.br
      l0
      E0

      Cerca de 90 mil pessoas se amontoaram no Estádio Nacional de Montevidéu no dia 30 de julho de 1930 para ver a primeira final de Copa do Mundo da história. O duelo não poderia ser mais quente, já que colocava em lados opostos uruguaios e argentinos. No fim, a festa foi dos donos da casa, com vitória por 4 a 2. 

      Mas a peleja começou bem antes do apito inicial. As duas delegações brigavam para saber com qual bola se iria jogar: se com a Argentina, um couro mais pesado, ou a uruguaia, menor e mais leve. No fim, a Fifa interveio e definiu que cada tempo seria disputado com uma bola, iniciando com a argentina. 

      Os uruguaios vibraram primeiro: logo aos 12 minutos, Dorado recebeu no lado direito da área e bateu cruzado, entre as pernas do goleiro Juan Bottaso, para dar a vantagem aos donos da casa. 

      A Argentina, porém, aproveitou que a primeira parte foi disputada com sua bola e virou. Carlos Peucelle empatou e Guillermo Stábile, o primeiro artilheiro de uma Copa do Mundo, anotou seu oitavo tento no torneio em bola que desviou no poste antes de entrar. 

      A tensão tomou conta do Estádio Nacional, e o duelo foi digno de um Uruguai x Argentina. A pressão na segunda parte foi da Celeste Olímpica, que conseguiu a igualdade com Pedro Cea.

      A pressão seguiu e Santos Iriarte conseguiu a virada com um golaço: um petardo que explodiu a rede inimiga. Para confirmar o Uruguai como o primeiro campeão do mundo, Hector Castro recebeu cruzamento da direita e, de cabeça, mandou para dentro. O campo foi invadido por uma multidão para celebrar o primeiro campeão da história das Copas! 

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      jogos históricos
      U Quarta, 30 Julho 1930 - 17:45
      Centenario
      John Langenus
      4-2
      Pablo Dorado 12'
      Pedro Cea 57'
      Santos Iriarte 68'
      Hector Castro 89'
      Carlos Peucelle 20'
      Guillermo Stábile 37'
      Estádio
      Centenario
      Centenario
      Uruguai
      Montevideo
      Lotação60235
      Medidas-
      Ano de Inauguração1930