Siga oGol no Twitter
    bet365
    Biografia
    Biografia Jogadores

    Guillermo Stábile: o primeiro artilheiro em Copas

    Texto por ogol.com.br
    l0
    E0

    Guillermo Stábile foi um goleador nato em campo, e um mestre fora dos gramados. Um dos grandes ídolos da história do futebol argentino, ficou marcado como o primeiro artilheiro de uma edição de Copa do Mundo. 

    Nascido no dia 17 de janeiro de 1905 em Buenos Aires, Stábile foi um grande ídolo no Huracán. Segundo as contas do clube, fez 102 gols em 119 partidas no Globo, colocando a equipe em evidência no país em tempos de futebol amador. 

    Artilheiro nato, foi convocado pela seleção argentina para disputar a Copa de 1930, a primeira edição de uma Copa do Mundo, jogada no Uruguai. Foi reserva na primeira partida contra a França, mas depois virou titular e ninguém o conseguiu tirar do time. 

    Contra os franceses, a Argentina venceu apenas por 1 a 0. Stábile começou jogando na partida a seguir e marcou logo um hat-trick diante do México, em goleada por 6 a 3. O atacante marcou em todos os jogos que fez naquela Copa. 

    Foram mais dois gols contra o Chile e outros dois diante dos Estados Unidos. Na final, contra o Uruguai, marcou o 2 a 1 para a Argentina, mas os donos da casa viraram e venceram por 4 a 2 para serem os primeiros campeões mundiais. 

    Depois do desempenho assustador na Copa, com oito gols em quatro jogos e média, portanto, de dois gols por partida, Stábile foi jogar na Europa, e lá ficou na maior parte da carreira. Principalmente no futebol italiano, onde defendeu Genoa e Napoli. 

    No Genoa, teve um início forte, com direito a um hat-trick contra o Bologna. Os dois clubes lutaram pelas primeiras posições, e o Genoa acabou ficando em quarto lugar. O argentino teve boas temporadas no Genoa, mas não conseguiu o mesmo desempenho no Napoli. 

    O último desafio de Stábile como jogador foi no Red Star de Paris. Lá mesmo, o argentino iniciou sua trajetória como técnico, que seria ainda mais vitoriosa do que foi sua carreira como atacante. 

    Stábile foi um dos grandes técnicos da história do futebol argentino, fazendo história no Huracán e no Racing Club, mas principalmente na seleção argentina, onde moldou várias gerações vitoriosas. 

    Guillermo foi campeão nacional e dirigiu grandes atletas no Racing, e com muitos trabalhou também na seleção. Comandando a Argentina ao longo de duas décadas, venceu seis títulos de Copa América e um Pan-Americano, sendo um dos técnicos mais vitoriosos do futebol argentino. 

    A única coisa que faltou na carreira como técnico foi o sucesso em Copas, já que em 1958 a Argentina fracassou na Suécia. Stábile se aposentou em 1960, e faleceu no dia 26 de dezembro de 1966 em Buenos Aires. 

    D

    Fotografias(8)

    Guillermo Stábile (ARG)
    Guillermo Stábile (ARG)

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    Links Relacionados