Siga oGol no facebook
bet365
Histórias do Futebol
Histórias do Futebol

O gesto de Bellini que virou a marca de todo capitão

Texto por ogol.com.br
l0
E0

Em 1958, a seleção brasileira conseguiu, pela primeira vez, ser campeã do mundo. O capitão Bellini estava diante do Rei Gustavo, da Suécia, prestes a receber a principal honraria do futebol: a Taça Jules Rimet. Foi quando o zagueiro viu os fotógrafos baixinhos pedindo: "levanta a taça!". E Bellini levantou. O gesto virou moda e, a partir de então, todo campeão passou a erguer sua taça, seja ela qual for, com ou sem fotógrafos. 

Era o dia 29 de junho de 1958, e, com Bellini titular, a seleção brasileira superou a Suécia por 5 a 2, no Estádio Rasunda, em Estocolmo, e conquistou pela primeira vez uma Copa do Mundo. 

Até então, o capitão do time campeão, seja onde fosse, apertava a mão de um dirigente ou autoridade, recebia o troféu, algumas vezes tirava uma foto e logo em seguida ia celebrar a conquista com os companheiros. 

Mas tinha de ser um brasileiro para quebrar o protocolo. No caso, para criar um novo: o de erguer a taça. Anos depois, Bellini contou a história que o tornou o primeiro capitão a erguer uma taça. 

"Não pensei em erguer a taça, na verdade não sabia o que fazer com ela quando a recebi do Rei Gustavo, da Suécia. Na cerimônia de entrega da Jules Rimet, a confusão era grande, havia muitos fotógrafos procurando uma melhor posição. Foi então que alguns deles, os mais baixinhos, começaram a gritar:'Belini, levanta a taça, levanta, Belini!', já que não estavam conseguindo fotografar. Foi quando eu a ergui", contou. 

O gesto foi seguido por todos os capitães a partir de então, e Bellini virou estátua no Maracanã, justamente erguendo a Jules Rimet. Alguns gestos são imortais, e o de Bellini jamais será esquecido. 

Comentários (0)
Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados
Jogador
Equipe