Siga o instagram do oGol
        1xBet
        Jogos Marcantes
        Jogos marcantes

        Dortmund 5x2 Bayern: A goleada que revolucionou o futebol alemão

        Texto por Eduardo Massa
        l0
        E0

        Não é exagero dizer que o Borussia Dortmund de Jürgen Klopp foi um marco no futebol alemão e revolucionou não apenas a Bundesliga, mas também a sua principal vítima: o Bayern de Munique. A goleada de 5 a 2, na final da Copa da Alemanha de 2012, foi o evento mais emblemático do período e marcou o auge de um Dortmund que dominou o país.

        Antes de falar sobre a goleada, é preciso contextualizar. Entre 2010 e 2012, o Borussia Dortmund apresentou uma superioridade inquestionável sobre o Bayern. Foram cinco vitórias em sequência, a melhor da história dos aurinegros. Neste intervalo, o Dortmund conquistou o bicampeonato alemão com direito a dobradinha inédita em 2012.

        Quando Dortmund e Bayern se encontraram no estádio Olímpico de Berlim, em um sábado, 12 de maio de 2012, ninguém mais duvidava da força do time de Jürgen Klopp. Mas do outro lado estava o elenco mais estrelado, com nomes como Manuel Neuer, Philipp Lahm, Boateng, Alaba, Schweinsteiger, Kroos, Ribéry e Robben, entre outros. Nem mesmo essa verdadeira seleção internacional foi capaz de lidar com o rolo compressor de Klopp.

        O confronto foi um verdadeiro massacre. Com três minutos, o placar já estava a favor do Dortmund, com gol de Kagawa. Robben ainda descontaria no meio do primeiro tempo, mas o placar ao intervalo marcava 3 a 1, com gols de Hummels e Lewandowski. O polonês anotaria mais dois na segunda etapa, com Ribéry descontando para o 5 a 2. Uma verdadeira aula de futebol para o gigante bávaro comandado por Jupp Heynckes.

        O maior sucesso do Dortmund acabaria por ser também o início de sua perdição. Humilhado, o Bayern aprenderia bem a lição, assim como o experiente Heynckes. Com a base derrotada na final de 2012, investimentos milionários no mercado, e uma postura tática e física completamente diferente, o time de Munique conquistaria o triplete em 2012/13, o melhor ano da história do clube, e com doce vingança na inédita final alemã da Liga dos Campeões sobre o Dortmund.

        Não parou por aí. Implacável, o Bayern ainda exerceria todo o seu poderio financeiro sobre o Borussia Dortmund, enfraquecendo ano a ano o rival, contratando destaques como Mario Götze e Robert Lewandowski. O primeiro não teve muito sucesso em Munique, mas o polonês entrou para a história do clube, que deu início a uma longa hegemonia nacional.

        O estilo "Heavy Metal" de Klopp, com seu famoso gegenpress - jogo de pressão e contra-ataque (do contra-ataque) - atingiu no Dortmund seu auge entre 2010 e 2012, mas rapidamente seria copiado e adaptado por toda a Bundesliga. Nem mesmo Klopp soube como reagir a sua própria criação. O técnico acabaria por deixar o Dortmund em 2015 para se reinventar na Inglaterra... E acabaria por revolucionar o futebol inglês, mas essa é outra história.

        Lista
        Comentários (0)
        Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…