Siga o instagram do oGol
bet365
Times Históricos
Esquadrões Históricos

A Laranja Mecânica

Texto por ogol.com.br
l0
E0

Qual é a importância de um título para um time de futebol? Para muitos, os sucessos das equipes são medidos pelos troféus. Mas como dizer que a Laranja Mecânica, um dos grandes times de futebol já vistos, foi uma seleção fracassada por não ter sido campeã?

A relevância dos troféus foi questionada por um vitorioso, Pep Guardiola, treinador de sucesso nas principais ligas do mundo, como Espanha, Alemanha e Inglaterra. 

"É um grande erro qualificar um treinador pelos títulos que ganha. É habitual que se faça, mas é um erro. No meu caso, treinando equipas como o Barcelona ou o Bayern Munique é muito fácil ganhar títulos. O mais importante é o legado que deixas, a influência que tens nos jogadores e noutros treinadores. Essa é a grande demonstração da importância de Johan", disse um reflexivo Guardiola em 2018, citando o Johan Cruyff. 

E mesmo Guardiola talvez seja o grande exemplo da relatividade dos títulos: Guardiola só foi Guardiola por causa da influência de Cruyff. E Cruyff foi o grande cérebro da Laranja Mecânica em campo. 

A história do Futebol Total 

A grande revolução da Holanda da década de 1970 não foi a conquista de títulos, mas sim seu "Futebol Total", uma forma inovadora de jogar que influenciou grandes times na Europa, e no mundo, nas décadas seguintes. 

Para falar de Futebol Total, temos de ir bem antes da década de 1970. Jack Reynolds é considerado o "pai" do Futebol Total. Sim, um britânico é considerado o "pai" do Futebol Total. 

Reynolds, de carreira modesta como jogador, foi para a Holanda como refugiado da Primeira Guerra Mundial. Em 1915, começou sua primeira passagem pelo Ajax. Entre idas e vindas, dirigiu o clube até o final da década de 1940. 

Na reta final de seu trabalho no Ajax, Reynolds teve como jogador Rinus Michels. O técnico, que privilegiava a técnica, encontrou no jogador um defensor de suas filosofias. 

O Ajax cresceu com Reynolds, que implementou em todas as categorias do clube o mesmo esquema proposto na equipe principal. "Para mim, o ataque é a melhor defesa", disse Reynolds certa vez. 

A frase, como pode comprovar Guardiola em entrevistas que a usou, foi transmitida de geração para geração. De Reynolds, ela passou a Michels, que se tornou o técnico do Ajax na metade dos anos 1960. 

Do Ajax para a seleção holandesa

Michels aperfeiçoou o que aprendeu com Reynolds e transformou o Ajax em uma potência. O Futebol Total se aprimorou e passou a encantar o mundo. 

O grande conceito do Futebol Total era que nenhum jogador tinha uma posição fixa em campo. Todos se movimentavam constantemente em busca de espaços e, também, em busca de confundir os rivais. 

Os espaços deixados eram logo ocupados por outros jogadores, em uma máquina que se movia constantemente, com disciplina, mas nunca na mesma lógica. Os adversários ficavam confusos. Todos os movimentos eram calculados, o que tornava ainda mais incrível tudo aquilo. 

Michels foi campeão holandês e da Liga dos Campeões com o Ajax, e implementou o esquema ainda no Barcelona, também com sucesso. Até que assumiu a seleção holandesa, onde moldou a Laranja Mecânica. 

É bem verdade que a seleção holandesa já sofria a influência do Futebol Total antes da chegada de Michels. Afinal, o Ajax formava a base daquele time. A campanha nas Eliminatórias já havia sido um sucesso, com vitórias marcantes. 

Mas o grande ápice foi, mesmo, na Copa de 1974, com Michels no banco de reservas e Cruyff como o grande representante do Futebol Total em campo. 

Apesar de um empate sem gols contra a Suécia na primeira fase, a Holanda conseguiu atuações de gala, como na vitória sobre o Uruguai e na goleada sobre a Bulgária. 

Na segunda fase, um verdadeiro show contra a Argentina, em um categórico 4 a 0. O Brasil também ficou pelo caminho, com uma atuação de gala de Johan Cruyff, com um gol e uma assistência. 

A Holanda foi a grande notícia daquela Copa do Mundo. Apresentou ao mundo o Futebol Total, mas sucumbiu na final. Apesar do gol de Neeskens, levou a virada e viu a Alemanha, de Paul Breitner, levantar a taça. Mas afinal, o que são os títulos perto do Futebol Total? A Laranja Mecânica foi gigante, e deixou um legado para o futebol. Transmitido de Reynolds para Michels, depois para Cruyff, depois para Guardiola... 

Comentários

Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados