Siga o instagram do oGol
bet365
Jogos Marcantes
Jogos marcantes

Palmeiras 2 x 1 Deportivo Cali: a América veio com sofrimento

Texto por ogol.com.br
l0
E0

Em 1999, o Palmeiras chegou no topo da América depois de muito sofrimento. Sem falar no drama ao longo da campanha, o Verdão precisou de uma decisão nos pênaltis para bater o Deportivo Cali e conquistar a Libertadores. 

A épica campanha palestrina no torneio, que teve classificações contra Vasco e River Plate e uma grande vitória nos pênaltis contra o Corinthians, terminou no Parque Antártica. 

O capítulo final, com mais drama 

O capítulo final foi escrito no dia 16 de junho de 1999. O campo palestrino, com mais de 32 mil pessoas, tinha a atmosfera perfeita para um time inesquecível. 

De São Marcos no gol até Paulo Nunes e Oséas no ataque, o Palmeiras encerrava o século em alta. O Deportivo Cali, por sua vez, foi um duro adversário. 

Os colombianos venceram em casa, por 1 a 0, e fizeram jogo difícil em São Paulo. O 0 a 0 ao intervalo deixou o estádio apreensivo, mas era o Palmeiras que ditava o ritmo da partida. 

Da primeira chance, com Júnior, logo aos dois minutos, até a bola de Júnior Baiano na trave perto do intervalo, o Verdão ficou em cima. Mesmo que também tenha precisado de São Marcos, que fez, no primeiro tempo, uma defesa espetacular. 

Os gols e a taça 

Na segunda etapa, os gols. Aos 19 minutos, o paraguaio Ubaldo Aquino marcou pênalti após desvio com a mão de um colombiano na área. Com muita calma, Evair mandou para a rede. 

Pouco depois, porém, Ubaldo marcou pênalti do outro lado, pênalti de Júnior Baiano. Zapata, na cobrança, deixou tudo igual. Suspense no Parque Antártica. 

Até que Júnior, sempre com boas descidas ao ataque, bateu cruzado da canhota e o artilheiro Oséas desviou para fazer o 2 a 1. Ainda assim, não era suficiente. 

A decisão teve de ser nos pênaltis. E o início não foi nada promissor: Zinho mandou no travessão. Só que Bedoya, na quarta cobrança colombiana, também parou no poste. 

Não foi preciso São Marcos: depois de Euller ter convertido sua cobrança, Zapata mandou bola para fora e o Palmeiras, com Luiz Felipe Scolari, enfim alcançou o topo da América. 

Comentários

Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
jogos históricos
U Quarta, 16 Junho 1999 - 21:45
Palestra Itália (Parque Antártica)
Ubaldo Aquino
2-1
(4-3 Pen.)
Evair 65' (pen.)
Oséas 76'
Martín Zapata 70' (pen.)
Estádio
Palestra Itália (Parque Antártica)
Lotação27650
Medidas110x75
Ano de Inauguração1902