Siga oGol no Twitter
      bet365
      Jogos Marcantes
      Jogos marcantes

      Brasil 3 x 1 Tchecoslováquia: o Brasil reinou sem o Rei

      Texto por ogol.com.br
      l0
      E0

      No dia 17 de junho de 1962, Brasil e Tchecoslováquia se enfrentaram no Estádio Nacional de Santiago, no Chile, pela final da Copa do Mundo. Campeão em 1958, o Brasil estava sem o Rei Pelé, mas reinou mesmo assim e venceu por 3 a 1 para conquistar o mundo novamente. 

      Com a base do título de quatro anos antes, a seleção perdeu Pelé por lesão no decorrer do torneio de 62, mas se virou mesmo assim. Garrincha foi genial com suas pernas tortas e Vavá e Amarildo dominaram o ataque, contando com o apoio do sempre eficiente Zagallo. 

      Susto, mas virada de campeão 

      O jogo começou com um susto para a seleção brasileira. Com 15 minutos de jogo, Tomas Pospichal enfiou bola para o craque Josef Masopust, que tirou de Gilmar para colocar os tchecoslovacos em vantagem. Mas não por muito tempo... 

      Assim como havia feito quatro anos antes, contra a Suécia, a seleção brasileira não sentiu o gol sofrido. Dois minutos depois, Zagallo cobrou lateral para Amarildo, que passou por Andrej Kvasnák e, já na área, bateu forte de canhota para deixar tudo igual. 

      O jogo não foi fácil para a seleção brasileira, que enfrentava, sem seu principal nome, Pelé, um adversário qualificado. Mas Amarildo chamou para ele a responsabilidade e, já no segundo tempo, fez grande jogada na canhota antes de cruzar para Zito marcar de cabeça o gol da virada. 

      A Tchecoslováquia, então, sucumbiu. Viliam Schrojf falhou feio e soltou bola nos pés de Vavá, que marcou o terceiro e derrubou de vez o rival. Foi questão de esperar o apito final para o capitão Mauro levantar a Jules Rimet, exatamente como havia feito quatro anos antes Bellini. 

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      jogos históricos
      U Domingo, 17 Junho 1962 - 19:30
      Nacional de Santiago
      Nikolay Latyshev
      3-1
      Amarildo 17'
      Zito 69'
      Vavá 78'
      Josef Masopust 15'
      Estádio
      Nacional de Santiago
      Nacional de Santiago
      Chile
      Ñuñoa, Santiago de Chile
      Lotação65127
      Medidas105 x 68
      Ano de Inauguração1938