Siga oGol no Twitter
    bet365
    Jogos Marcantes
    Jogos marcantes

    Bahia 3 x 1 Santos: quando o Tricolor superou Pelé para dominar o Brasil

    Texto por ogol.com.br
    l0
    E0

    No dia 29 de março de 1960, Bahia e Santos voltavam a jogar para definir o título da Taça Brasil de 1959. Nos dois jogos anteriores, uma vitória para cada lado. Foi necessário um jogo desempate. 

    As equipes conseguiram vitórias fora de casa. O Tricolor superou o Peixe na Vila; enquanto Pelé e companhia venceram o jogo da Fonte Nova. Nada de campeão até então. 

    Foi definido que haveria um terceiro jogo e em campo neutro: o Maracanã. Talvez não tão neutro, já que o estádio ia se acostumando a ver Pelé e companhia em jogos marcantes. 

    Mas o Bahia não se intimidou. Comandado pelo técnico argentino Volante, que substituíra Geninho e se  tornaria o primeiro estrangeiro a ser campeão brasileiro, o Tricolor foi valente, apesar do favoritismo do rival. 

    É verdade que o Rei, Pelé, não jogou por lesão. Ainda assim, o Alvinegro Praiano tinha um timaço, como provou Coutinho ao abrir o placar da peleja aos 27 minutos. 

    A resposta baiana veio ainda no primeiro tempo: Vicente empatou. Logo na volta do intervalo, Leo Briglia virou para os tricolores, que não perderam mais a vantagem. 

    A segunda etapa, segundo relatos da época, foi de violência e o árbitro Frederico Lopes perdeu a mão do confronto. Foram três expulsos do lado paulista e um do lado baiano. 

    No fim, Alencar, com o terceiro gol, sacramentou o histórico título do Bahia. Com a conquista, os baianos foram os primeiros a representar o Brasil na primeira edição da Libertadores naquele ano de 1960, que acabou com título do Peñarol. 

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    jogos históricos
    U Terça, 29 Março 1960 - 16:00
    Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
    3-1
    Vicente 37'
    Leo Briglia 46'
    Alencar 76'
    Coutinho 27'
    Estádio
    Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
    Lotação78838
    Medidas105x68
    Ano de Inauguração1950