Siga oGol no facebook
        1xBet
        Histórias do Futebol
        Histórias do Futebol

        Panenka: o inventor da cavadinha

        Texto por ogol.com.br
        l0
        E0

        Quando falamos em "cavadinha" no futebol, lembramos de Loco Abreu, ou mesmo de Zidane contra a Itália na final da Copa de 2006. Mas o lance foi inventado bem antes. 

        Nascido na Tchecoslováquia no fim da década de 1940, Antonín Panenka foi ídolo do Bohemians, mas se consagrou mesmo vestindo a camisa da seleção de seu país. 

        Foi com a camisa da Tchecoslováquia que Panenka realizou o lance que marcou sua carreira. A "cavadinha", como ele mesmo contou anos depois, não foi uma improvisação, mas sim algo treinado. 

        Panenka inventou a "cavadinha" em 1974. Segundo o próprio, só errou uma cobrança até que, em 1976, teve a chance de bater um pênalti na final da Eurocopa daquele ano. 

        A Tchecoslováquia tinha a chance de dar ao torcedor um título histórico, e a decisão era nos pênaltis. Uli Hoeness havia desperdiçado a cobrança anterior e Panenka teve a chance de derrubar os alemães, favoritos ao título. 

        O meia correu para a bola, esperou a definição do goleiro e deu a famosa "cavadinha". No futebol, o lance ficou conhecido como pênalti à Panenka. 

        A bola entrou, e a Tchecoslováquia acabou campeã. Panenka ainda jogou outra Euro e uma Copa do Mundo, com dois gols em 1982, mas ficou marcado mesmo na história pelo gol contra a Alemanha. 

        Pelé chegou a dizer que só um gênio, ou um louco, para tentar algo assim. Panenka virou referência e, nas décadas seguintes, diversos craques seguiram seu exemplo. 

        Lista
        Comentários (0)
        Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…
        jogos históricos
        U Domingo, 20 Junho 1976 - 15:15
        FK Crvena Zvezda
        Sergio Gonella
        2-2
        Ján Svehlík 8'
        Karol Dobias 25'
        Dieter Muller 28'
        Bernd Hölzenbein 90'
        Estádio
        FK Crvena Zvezda
        Lotação55538
        Medidas110x73
        Ano de Inauguração1963