Siga o instagram do oGol
    bet365
    Biografia
    Biografia Jogadores

    Frank Lampard: The Super Frankie

    Texto por Ryann Gomes
    l0
    E0

    "Um dos meus melhores jogadores de sempre, um dos melhores profissionais que tive. Uma lenda do Chelsea e uma lenda da Premier League". As palavras são de José Mourinho, que teve o privilégio de comandar Frank Lampard em cinco temporadas, e mostram bem o legado de um dos melhores meio-campistas que a Inglaterra já viu.

    Nascido em 20 de junho de 1978, em Romford, Londres, Inglaterra, Frank James Lampard nasceu em uma família de classe média alta. Filho de Frank Richard Lampard Sir, ex-jogador de futebol, e Patricia Harris, o "Super Frankie" foi concebido em um lar que respirava futebol. 

    Seguindo os passos do pai

    Lampard começou sua carreira no West Ham United, que era o antigo clube de seu pai. Naquela época, seu pai atuou como assistente técnico do clube. Depois de iniciar sua trajetória em 1994, Lampard assinou seu contrato profissional em 1995. Mas Frank começou sua estréia profissional no Swansea, do País de Gales, após ser emprestado pelo West Ham United.

    Já esbanjando talento no meio campo, o inglês marcou seu primeiro gol contra o Brighton & Hove Albion, antes de finalmente retornar ao West Ham, um ano depois. Jogando pelos Hammers, Lampard enfim estreou contra o Arsenal, no dia 17 de agosto de 1996. Mas, infelizmente, não conseguiu terminar a temporada como deveria, devido a uma lesão grave.

    Na temporada 1997/98, Lampard voltou a jogar, mas como reserva. Seu primeiro gol saiu contra o Barnsley. No mesmo ano, Frank também marcou com sucesso seu primeiro "hat-trick" ao enfrentar o Walsall na Copa da Liga.

    No ciclo seguinte, Lampard levou com sucesso os Hammers para o quinto lugar, classificando a equipe para a Copa da Uefa. O ano de 1999 foi impressionante para o meia, onde iniciou sua rica história na seleção da Inglaterra.

    Nas competições europeias, Lampard marcou seu primeiro gol contra o Jokerit FC, da Finlândia. Depois dele, há seu gol nas semifinais contra o Heerenveen, da Holanda e mais um gol na final contra o Metz, da França. Após uma temporada satisfatória com o West Ham United, Lampard seguiu para fazer história no Chelsea em 2001, por uma taxa de transferência de 16 milhões de euros.

    Idolatria nos Blues

    Os tais milhões pagos pelo Chelsea criaram burburinho em Inglaterra... para quê pagar tanto? Entre os torcedores do West Ham, o sentimento generalizado era de que o clube tinha feito um grande negócio. Do lado dos Blues, não foi preciso esperar muito para 16 milhões de euros passarem a ser uma pechincha.

    As primeiras temporadas já foram regulares, mas 'Frankie' cresceu de produção após a venda do Chelsea para o russo Roman Abramovich, que trouxe para o clube grandes jogadores. Em meio a eles e também a chegada do técnico português José Mourinho, Lampard se transformou em um dos melhores jogadores da Europa e do mundo.

    Com o Chelsea, ele conquistou o bicampeonato inglês nas temporadas 2004/05 e 2005/06, além de outra conquista na temporada 2009/10. Lampard também venceu quatro vezes a Copa da Inglaterra e foi bicampeão da Copa da Liga Inglesa, além de ter sido finalista da Liga dos Campeões em duas oportunidades, vencendo a final uma vez, na temporada 2011/12, sobre o Bayern de Munique. 

    Lampard foi considerado o jogador inglês do ano de 2004 e 2005. Em 2005, ficou em segundo na eleição da Fifa para melhor jogador do mundo, perdendo para Ronaldinho Gaúcho. Em pesquisa realizada pela revista Kicker em outubro de 2006, Lampard foi considerado um dos melhores jogadores da Seleção Inglesa nesta década. Dois anos depois, foi eleito o melhor meio-campista do futebol europeu pela Uefa.

    O Super Frankie, como ficou conhecido, fez parte do grande crescimento do Chelsea como instituição. Antes de sua chegada a Londres, os Blues só possuíam um título do Campeonato Inglês. Depois, pouco menos de dez anos no clube, Lampard contribuiu diretamente para o tetracampeonato da Liga Nacional.

    Mas ainda faltava o principal: a Liga dos Campeões. Depois de perder um final dramática para o rival Manchester United, em 2008, e ficar pelo caminho nas semifinais diante do Barcelona, em 2009, o meio-campista precisou esperar até o ano de 2012 para conquistar este grande feito. O eterno camisa 8 dos Blues comandou sua equipe numa final eletrizante contra o Bayern de Munique e, nos pênaltis, afastou o favoritismo bávaro para chegar ao topo da Europa.

    Antes da despedida, Lampard conquistou ainda uma Liga Europa e se tornou o maior goleador da história do clube londrino, com 211 gols marcados. Disse adeus ao clube em 2014, em final de contrato e já com 36 anos, aparentemente no fim de carreira.

    De Manchester a Nova Iorque e o fim

    Depois de mais de 100 convocações para seleção inglesa, presenças em três Copas do Mundo e uma Eurocopa, além dos 14 títulos conquistados em clubes, Frank Lampard estava pronto para encerrar seu ciclo. Mas aconteceu exatamente o contrário.

    O Frankie foi chamado para um novo desafio: jogar a Major League Soccer pelo New York City. Como era fim de temporada e a estreia da equipe na MLS estava marcada apenas para o início de 2015, Lampard acabou sendo emprestado ao Manchester City, em sua terra natal.

    O que era para durar seis meses, acabou se estendendo por uma temporada, onde o meio-campista ainda conquistou o vice-campeonato na Premier League.

    Já em 2015, Lampard se apresentou no NY City para formar um trio de grandes jogadores a nível mundial, com o italiano Andrea Pirlo e o espanhol David Villa. Apesar de toda badalação, os resultados não vieram. Na primeira temporada, a equipe sequer avançou para os playoffs e, no campeonato seguinte, parou nas semifinais da conferência.

    Andrea Pirlo e David Villa. A época de estreia na Big Apple não foi boa, com a equipa a ficar fora dos play-offs, a segunda (e última) mostrou pela última vez um Lampard em grande plano, com 12 golos marcados em 21 jogos, incluindo um hat-trick, e a presença nas meias-finais da conferência este.

    Parecia então inevitável o final da carreira, Lampard anunciou aos 38 anos que iria pendurar as chuteiras. A carreira como treinador começou no Derby County e já foi até... ao Chelsea, o clube em que o Super Frankie se tornou uma lenda do futebol inglês.

    D

    Fotografias(50)

    Frank Lampard (ENG)
    Frank Lampard (ENG)

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    Links Relacionados