Siga oGol no facebook
        1xBet
        Biografia
        Biografia Jogadores

        Josef Masopust: o Gênio Tchecoslovaco

        Texto por ogol.com.br
        l0
        E0

        Josef Masopust é considerado o maior jogador da Tchecoslováquia, país que foi dividido em República Tcheca e Eslováquia. Eleito por Pelé na lista dos 100 maiores jogadores de todos os tempos, foi uma lenda no leste europeu. 

        Era um jogador elegante, com passe técnico e drible imprevisível. Fez 63 jogos por sua seleção, com dez gols e uma Copa do Mundo que quase acabou em taça... 

        Masopust disputou sua primeira Copa em 1958. Já estava no FK Dukla Dejvice, clube que ajudou a conquistar a soberania no país. Era o grande craque do país, titular também na Eurocopa de 1960, a primeira da história. Mas seu ápice foi em 1962... 

        A Tchecoslováquia, já com Masopust como ídolo, chegou ao Chile para o Mundial de 1962 desconhecida. Só que depois da Copa, todos sabiam quem era Masopust. 

        O craque encantou a todos com suas fintas. Se o Brasil apresentava o futebol arte, Masopust se aproximou disso. Tanto que tentou desafiar os brasileiros. Masopust foi para cima de Djalma e Nilton Santos. Quis infernizar a vida dos defensores brasileiros. 

        Naquela Copa, foram dois encontros com o Brasil. Na primeira fase, 0 a 0. O segundo duelo foi justamente na final. Masopust foi driblando adversários e os favoritos foram ficando pelo caminho. Até que o encontro com os atuais campeões mundiais decidiria outro título. 

        Masopust bem que tentou e marcou um dos gols, mas o futebol arte brasileiro seguiu soberano. O craque, entretanto, teve seu notável desempenho na Copa reconhecido e ganhou a Bola de Ouro daquele ano. 

        Troféus não faltaram também no Dukla. Foram 386 jogos oficias pelo time, 79 gols e oito títulos nacionais, além de quatro copas. Seus últimos chutes na bola foram na Bélgica. 

        Masopust defendeu o Crossing Molenbeek e ocupou o papel de jogador-treinador. Foi aí que fez a transição para o cargo de técnico, onde voltou a trabalhar em seu Dukla e também na seleção da Tchecoslováquia. 

        D

        Fotografias(4)

        Lista
        Comentários (0)
        Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…
        Links Relacionados