Siga oGol no facebook
        1xBet
        Biografia
        Biografia Treinadores

        Bill Shankly: o 'Senhor Liverpool'

        Texto por ogol.com.br
        l0
        E0

        Quem vai em Anfield Road hoje em dia tem uma foto obrigatória: na frente da estátua de Bill Shankly. Em um clube de muitos ídolos, ter uma estátua na frente do estádio não é para qualquer um. E Bill Shankly não é qualquer um. 

        Nascido na Escócia em 1913, Shankly viveu tempos difíceis em seu país, e chegou a confessar que roubou comida. Para tentar fugir da fome, começou a trabalhar em uma mina com um de seus irmãos aos 15 anos. 

        Uma das escapatórias de Shankly era o futebol. Era no esporte que conseguia fugir da dura realidade na Escócia. Por sorte, acabou descoberto por um olheiro e foi jogar no futebol inglês. 

        Como atleta, Shankly teve uma carreira de relativo sucesso, com um título da F.A Cup pelo Preston e 12 convocações para a seleção escocesa. Mas seria como técnico que o escocês entraria para a história. 

        O início como comandante foi no Carlisle, clube que defendeu também como jogador. Teve sucesso no clube, elevando a autoestima dos atletas. Se mudou para o Grimsby por um desentendimento com a direção, e depois passou por Workington e Huddersfield. 

        O ápice de Shankly no Huddersfield foi em um duelo com o Liverpool. Mesmo com um a menos, conseguiu motivar sua equipe a aplicar uma sonora goleada por 5 a 0. O embate chamou a atenção dos dirigentes dos Reds, que o levaram para Anfield. 

        Shankly chegou no Liverpool no final da década de 1950, e o clube não andava nada bem. Na segunda divisão inglesa, e sem perspectiva, agonizava sem a esperança de tempos melhores. Mas Shankly trouxe para Anfield dias de sol. 

        O treinador exigiu que a diretoria do clube reformasse o gramado e recuperasse o CT de Melwood. Junto com Bob Paisley, Fagan e Bennett, montou o time ideal em campo, e fez os jogadores acreditarem que dias melhores estavam próximos. 

        Nem tão próximos, porém. Demoraram três temporadas para o Liverpool voltar para a primeira divisão inglesa. No ano seguinte do retorno, o time acabou com o sexto título inglês de sua história, com direito a uma grande goleada sobre o Arsenal, por 5 a 0. 

        Shankly voltou a tornar o Liverpool um gigante inglês, com três títulos da liga nacional, duas Copas da Inglaterra, uma Copa da Liga e três Supercopas. O treinador foi além e, em 1973, levou o clube ao primeiro título europeu: a Copa Uefa, batendo na final o Borussia Monchengladbach. 

        O legado de Shankly seguiu com Bob Paisley nos anos seguintes, e o Liverpool se tornou a grande potência do futebol inglês. O treinador faleceu em 29 de setembro de 1981, mas está eternizado até hoje na história do clube, além de ser estátua na entrada de Anfield Road. 

        D

        Fotografias(2)

        Estátua de Bill Shankly em Anfield Road
        Comentários (0)
        Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…
        Links Relacionados