Siga oGol no facebook
bet365
Clubes
Clubes

Leicester

Texto por ogol.com.br
l0
E0

O Leicester é um clube inglês da cidade do mesmo nome. Fundado ainda no século XIX, alcançou o ápice de sua história com o título inglês em 2016, em campanha considerada por especialistas como das mais imprevisíveis da história do futebol. 

Provavelmente, se voltarmos ao ano de 1884, os jovens fundadores do então Leicester Fosse, no Wyggeston and Queen Elizabeth I College, não pensariam em chegar tão longe. 

Inicialmente, a equipe mandava seus jogos no Victoria Park, que hoje em dia ainda recebe futebol, mas em quadras menores e fechadas, vendo "atletas de final de semana" viverem seus momentos de sonho. 

Em 1891, a equipe mudou-se, então, para a Filbert Street, rua bem próxima onde hoje é situado o King Power Stadium, atual casa do time que se transformou em Leicester City FC, e é conhecido como os Foxes ou os Blues, embora a segunda denominação seja associada no Brasil mais frequentemente ao Chelsea. 

No início, o futebol em Leicester participava de competições regionais. Para chegar na Football League, principal divisão nacional, a equipe teve de realizar boa campanha na Midland Football League, liga regional, e passar pelas divisões inferiores. 

O Leicester conseguiu chegar pela primeira vez na divisão principal do futebol inglês após a campanha em 1907/08 na segunda divisão. A participação pioneira na primeira divisão, entretanto, acabou com a maior goleada sofrida pelo clube, um 12 a 0 contra o Nottingham Forest, e o rebaixamento. 

O clube sofreu com grave crise financeira após a Primeira Guerra Mundial, e teve, inclusive, de mudar de nome. Mas a recuperação não demorou muito, e, na temporada 1928/29, o time conseguiu até então sua melhor campanha no Campeonato Inglês, ficando com o vice-campeonato, a um ponto do campeão Sheffield Wednesday. 

Ao longo dos anos, a equipe ficou marcada pela luta em permanecer na primeira divisão. Os Foxes conquistaram sete títulos da segunda divisão, além de um da terceira. 

Nas Copas, o time obteve sucesso considerável, conquistando três vezes a Copa da Liga: em 1963/64, 1996/97 e 1999/00. Em 1971, os Blues ganharam a Supercopa da Inglaterra. 

As glórias dos Foxes foram escritas na Filbert Street. Até que, em 2002, o time se mudou para o Walkers Stadium, que em 2011 passou a se chamar King Power Stadium. 

A distância entre ambos é pequena e, hoje, a rua Filbert, perto da Lineker Street, que traz o nome de um dos ídolos do clube, não guarda memórias do campo. A rua é composta por um estacionamento, um terreno fora de uso e apartamentos estudantis. De fundo, dá para se observar o gigante King Power. 

Na nova casa, a torcida foi do inferno da terceira divisão, em 2008/09, ao céu da inesperada conquista da Premier League. Com o brilho do argelino Riyad Mahrez e os gols do artilheiro Jamie Vardy, os Foxes alcançaram o topo da Inglaterra sob o comando do italiano Claudio Ranieri. 

Na temporada seguinte, chegaram até as quartas de final da Liga dos Campeões, caindo apenas para o Atlético de Madrid. Depois, se mantiveram na elite do futebol inglês, mas sempre guardando boas recordações daquele ano de 2016... 

Comentários

Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados