Siga o instagram do oGol
      bet365
      Biografia
      Biografia Jogadores

      Rafa Márquez: o Kaiser mexicano

      Texto por Carlos Ramos
      l0
      E0

      Rafael Márquez foi, tecnicamente, um dos melhores zagueiros do século XXI. No México, pode ser considerado um dos maiores jogadores da história do país, e ficou marcado no esporte por sua trajetória como ídolo no país, sendo conhecido como o Kaiser de Michoacán. 

      Depois de bom começo de carreira no Atlas, Márquez foi logo para a Europa e conseguiu destaque no continente na Espanha que já havia sido dominada por Hugo Sánchez. Viveu bons momentos no Monaco, na França, sendo campeão francês uma vez. 

      Mas foi na Catalunha que apareceu com maior destaque. Um zagueiro técnico, com boa qualidade de passe e saída de jogo de qualidade, encaixou perfeitamente no time da Catalunha. O jogo bonito começava da defesa, com Márquez. 

      Quatro vezes campeão espanhol, duas da Liga dos Campeões, uma do Mundial de Clubes, três da Supercopa da Espanha e uma da Supercopa da Europa... Márquez deixou a Catalunha com muitos títulos na bagagem, conquistados ao longo de 241 jogos. 

      Depois de ter virado ídolo na Catalunha, o zagueiro se aventurou na Major League Soccer dos Estados Unidos. Apesar de ser contratado como estrela, não rendeu muitos frutos em campo no New York Red Bulls. Quando todos achavam que o defensor já estava acabado, Márquez ressurgiu no León, do seu México. Tanto que, em seguida, voltou para a Europa, atuando no Hellas Verona. 

      Manteve o alto nível para, ainda, seguir sua trajetória vitoriosa na seleção de seu país. Por sinal, Márquez foi campeão de uma Concacaf, outra Copa das Confederações e duas Copas Ouro com os mexicanos. Fez 149 jogos pelo país, sendo o terceiro em mais partidas com a seleção. 

      O jogador, que viveu os últimos anos de carreira no Atlas, seu primeiro e último clube, esteve na Copa de 2018, na Rússia, e bateu recordes: se tornou o primeiro a ser titular e capitão em cinco Copas diferentes. A última partida da carreira do atleta foi, justamente, contra a seleção brasileira, nas oitavas de final daquela Copa, e acabou com classificação brasileira. Mas um jogo não apaga uma história tão marcante... 

      D

      Fotografias(46)

      Rafa Márquez (MEX)

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      Links Relacionados