Siga o canal do youtube do ogol.com.br
        1xBet
        Biografia
        Biografia Jogadores

        Luigi Riva: o maior artilheiro da história da Azzurra

        Texto por Carlos Ramos
        l0
        E0

        O nome de Luigi Riva pode ser pouco conhecido no Brasil mas, além de falar do maior artilheiro da história da seleção italiana, se trata do homem que colocou a Sardenha no mapa do futebol italiano e ajudou a acabar com muitos preconceitos no país. 

        Riva começou a jogar no Legnano, da terceira divisão italiana. Fez seis gols em 23 jogos e chamou a atenção do Cagliari, que estava na segunda. Chegou na Sardenha vendo uma ilha degradada, para onde ninguém queria ir, e a tornou na terra dos sonhos. Ao menos dos seus. 

        O atacante dedicou uma carreira inteira ao clube, apesar do assédio de outras equipes. A antítese do Catenaccio, forma de jogo pragmática que prevalecia na Itália, Riva chamava a atenção pela qualidade técnica e pelos poderosos chutes, passando dos 120 km/h. Os goleiros do Cagliari fugiam dos treinos... 

        O homem que levou o Cagliari nas costas

         

        Logo Riva passou a se destacar pelos gols, e foi levando o Cagliari além. Ajudou o clube a alcançar a primeira divisão e, na temporada 1969/70, levou o time nas costas ao primeiro, e único até o momento, título italiano, com 21 gols em 28 partidas, sendo o artilheiro máximo da competição. O Cagliari foi o único time abaixo da capital a conseguir romper com o domínio nortista, e quebrou preconceitos.

        O time, que era conhecido por ser a equipe dos "pastores" e dos "bandidos", acabou dominando o país. Riva ainda viveu outras grandes temporadas pelo clube, até que se aposentou em 1976. Foram, no total, 169 gols em 319 partidas. 

        Não faltaram oportunidades para o atacante ir para outras equipes, por sinal. A Juventus ofereceu um salário três vezes maior, mas o jogador rejeitou a proposta, por amor a Sardenha. O Cagliari imortalizou a camisa 11 em homenagem a Riva. 

        Artilheiro máximo da Itália

        Além de ser o maior ídolo da história do Cagliari, Riva é o maior artilheiro da história da seleção italiana. Foram 35 tentos marcados em 42 jogos pela Azzurra, números até hoje não superados por nenhum outro atacante. 

        Riva disputou duas Copas do Mundo pelo país. Em 1970, no México, marcou dois gols contra a seleção da casa nas quartas de final e anotou um tento na vitória sobre a Alemanha na semifinal. Na decisão, acabou derrubado pelo Brasil, de Pelé, Jairzinho e companhia. 

         Na Copa de 1974, o atacante fez dois jogos, mas não marcou. O único título pela seleção foi na Eurocopa de 1968, tendo marcado no duelo decisivo contra a Iugoslávia, que terminou em vitória italiana por 2 a 0. Foi o primeiro título pós-guerra do país. 

        D

        Fotografias(3)

        Luigi Riva (ITA)
        Lista
        Comentários (0)
        Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…
        Links Relacionados