Este Ranking mensal elaborado pela FIFA, é baseado num sistema de pontuação que tem em conta os resultados das Seleções Nacionais nos últimos quatro anos, com um peso porcentual de 100 %, 50 %, 30 %, 20 %.
Cada vitória (três pontos) ou empate (um ponto) é então multiplicado por vários fatores que influenciam o valor final, valor esse que será o utilizado para efeitos de Ranking.
Assim os restantes fatores são:
a) Importância do jogo
Amistoso: 1.0
Eliminatórias para competições continentais, ou mundiais: 2.5
Torneios continentais/Copa das Confederações: 3
Jogo de Copa do Mundo: 4.0
b) Força do adversário
Depende da colocação no ranking e é baseada na seguinte fórmula: 200 menos a posição no último ranking divulgado. Exemplos: o vice-líder vale 198, o terceiro 197, o décimo 190, e por ai em diante.
A regra tem duas exceções: o líder vale sempre 200 e a força mínima é de 50 para os países que estiverem abaixo da posição 150.
c) Força regional
As confederações não tem todas o mesmo peso, ou dificuldade. Como cerca de 85% das partidas são entre equipes da mesma confederação, seria desequilibrado deixar um jogo da Oceânia valer o mesmo que uma partida entre continentes ou dentro da Europa, por exemplo. Então, a partir de um cálculo feito analisando os jogos dos membros de uma confederação contra outras nas últimas três Copas do Mundo, o ranking concedeu a seguinte pontuação:
UEFA – 1.0
CONMEBOL – 1.0
CONCACAF – 0.88
AFC – 0.86
CAF – 0.86
OFC – 0.85
Fonte: FIFA