Com 55 dos 70 anos de vida dedicados ao vôlei, o ídolo brasileiro José Roberto Guimarães está convencido de que seu ciclo na seleção está muito perto do fim. Em entrevista ao GE, o treinador revelou que os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, será o último de sua carreira.
"Acho que vai ser a última (edição de Olimpíadas da carreira). Já estou com 70 anos. Eu me cuido muito, treino todos os dias para ficar em forma. Estava atuando na Turquia até recentemente, sempre tentando me reciclar, vendo que rumo o voleibol está tomando, conhecendo todas as jogadoras do mundo. Mas penso que esse ciclo vai ser o último", declarou.
Vale lembrar que Zé Roberto soma nove Olimpíadas na carreira, sendo uma como atleta (1976) e as outras oito como treinador, acumulando três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.
A aposentadoria chegou a ser cogitada por Zé após a disputa dos Jogos Olímpicos, mas o treinador decidiu por aceitar o convite de adamés Lattari, presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, para continuar no comando da seleção por mais um ciclo. As perspectivas de Zé são as melhores.
"É uma seleção bastante interessante em termos de talento. Nos últimos ciclos, tivemos uma mescla de jogadoras, o aparecimento de atletas bem jovens, das seleções de base, que estão melhorando seu nível. Deixamos o Brasil entre as melhores seleções do mundo e vemos que cada vez mais aparecem meninas com condições de servir o time nacional. Tenho uma perspectiva de futuro legal. No próximo ano, teremos Liga das Nações e Campeonato Mundial. O nosso grupo vai brigar de igual para igual com qualquer equipe do mundo. Estou muito feliz", concluiu.