A ACBF vive uma semana decisiva antes de encerrar a sua temporada. Com duas decisões pela frente, o time de Carlos Barbosa terá que enfrentar seu grande algoz recente e encerrar o jejum de quase dois anos sem ganhar um clássico contra o Atlântico.
Atual bicampeã estadual, a Laranja Mecânica trocou de federação nesta temporada, encerrou sua participação na Liga Gaúcha e passou a disputar as competições organizadas pela Federação Gaúcha, visando a briga pelas vagas nos torneios nacionais. Repetindo o desempenho recente nos estaduais, a ACBF carimbou com uma trajetória tranquila a classificação para as finais do Gauchão Série Ouro e da Copa RS.
Entretanto, a Laranja Mecânica precisará enterrar o seu principal fantasma para ficar com os títulos. Nas duas decisões, o time comandado por André Bié tem como adversário o Atlântico, atual campeão da Liga Nacional. Nos confrontos de ida, pelas duas competições, o Galo sustentou a série invicta diante do rival. Nos dois jogos em Erechim, o Atlântico venceu por 4 a 2, pela Série Ouro, e empatou em 2 a 2, pela Copa RS.
Sem perder na abertura das decisões, o Atlântico se aproximou da marca de dois anos sem perder para a ACBF. Durante o período são cinco duelos, somando três por competições estaduais e dois pela Liga Nacional. A última vitória do time de Carlos Barbosa aconteceu na decisão da Liga Gaúcha, em dezembro de 2022, quando a Laranja Mecânica goleou por 4 a 1 e comemorou o bicampeonato na casa do rival.
Após uma temporada, as duas equipes voltam a decidir uma competição estadual, desta vez com os duelos de volta sendo resolvidos em Carlos Barbosa. Nesta quarta-feira (27), as duas forças gaúchas decidem a Copa RS e o representante gaúcho na Copa do Brasil 2025. Já a grande decisão da Série Ouro está marcada para o dia 7 de dezembro, novamente em Carlos Barbosa.
Embora somem eliminações precoces na Liga Nacional desta temporada, os dois times chegam na decisão com títulos comemorados em 2024. O Atlântico, que ainda segue vivo também na Liga Gaúcha, conquistou a Copa do Brasil deste ano e tem vaga confirmada na Supercopa 2025. Já a ACBF levantou o título da Copa Sul, em sua casa, e terá a chance de disputar uma vaga na Supercopa contra os campeões da Copa do Nordeste e Copa Norte.