Sem Marta, campeã da NWSL com o Orlando Pride, mas com Vinícius Júnior, campeão da Champions com o Real Madrid, a Fifa divulgou, nesta quinta-feira, os finalistas do prêmio The Best, de melhor jogador do mundo.
No futebol masculino, 11 nomes foram divulgados como os finalistas da premiação de melhor jogador do mundo. Além de Vinícius Júnior, Rodri e Jude Bellingham, finalistas da Bola de Ouro da France Football, Lionel Messi, Lamine Yamal, Fede Valderde, Wirtz, Mbappé, Carvajal, Haaland e Kroos aparecem na lista.
Do top 11 da France Football, ficaram de fora Harry Kane, Phil Foden e Lautaro Martínez. As novidades foram Lionel Messi (que não ficou no top 30 da revista francesa), Valverde e Wirtz. A premiação da Fifa leva em conta o período entre junho de 2023 e maio de 2024.
Na premiação do time do ano, destaque para a presença de três campeões da América com o Fluminense em 2023: Nino, Ganso e Cano. Ederson, Dante, Bremer, Gabriel Magalhães e Rodrygo também concorrem, com nomes como o português Cristiano Ronaldo e o argentino Thiago Almada, do Botafogo.
Entre as mulheres, Bonmatí, Barbra Banda, Caroline Graham Hansen, Keira Walsh, Khadija Shaw, Lauren Hemp, Lindsey Horan, Lucy Bronze, Mallory Swanson, Mariona Caldentey, Naomi Girma, Ona Batlle, Paralluelo, Sophia Smith, Tabitha Chawinga e Trinity Rodman são as finalistas.
Marta, de fora das indicadas, ganhou uma homenagem especial e dará nome ao prêmio de gol mais bonito do ano do futebol feminino. Marta não apareceu também na disputa pelo time do ano, que tem Lorena, Rafaelle, Tarciane, Portillo, Kerolin e Adriana.
Xabi Alonso, Carlo Ancelotti, De la Fuente, Pep Guardiola e Lionel Scaloni concorrem ao prêmio de melhor técnico da temporada masculina. O brasileiro Arthur Elias concorre no futebol feminino com Elena Sadiku, Emma Hayes, Futoshi Ikeda, Gareth Taylor, Giraldez, Soubeyrand e Sonia Bompastor.