O Grupo B do torneio olímpico de basquete já tem duas equipes garantidas nas oitavas de final. A anfitriã França bateu o Japão, com muitas dificuldades, enquanto a Alemanha bateu a seleção brasileira com sobras.
A partida começou bastante favorável para os germânicos, que venceram o primeiro quarto por 12 pontos. O Brasil, por sua vez, respondeu no quarto seguinte graças às boas atuações de Yago dos Santos e Benite.
Assim como na estreia, porém, a seleção sentiu a ausência de Bruno Caboclo, mais uma vez castigado pelas faltas. A reação parou por aí e, com um ataque bastante estagnado, o Brasil pouco incomodou os atuais campeões mundiais no restante do duelo.
O armador Dennis Schroder foi o destaque, com 20 pontos anotados, seis assistências distribuídas e quatro roubos de bola. Saindo do banco de reservas, Isaac Bonga anotou 15 e também foi importante para o triunfo alemão.
Do lado brasileiro, os citados Yago e Benite foram os únicos atletas a atingirem os dígitos duplos de pontuação e combinaram para 35 pontos. No fim, a Alemanha venceu de forma incontestável, por 86 a 73.
França passa sufoco
Os donos da casa, por pouco, não decepcionaram os presentes no ginásio Pierre-Mauroy, em Lille. Diante de um valente Japão, a França precisou de um milagre para vencer na prorrogação, por 94 a 90.
Com muitas dificuldades de conter os tiros exteriores japoneses, a partida foi de exibição de gala do armador Yuki Kawamura, cestinha com 29 pontos e seis tiros de três.
Ele foi destaque juntamente com Rui Hachimura, que acabou expulso da partida por duas faltas desportivas, quando já tinha 24 pontos. A poucos segundos do fim, os gauleses tinham uma desvantagem de quatro pontos quando Matthew Strazel acertou tiro de longa distância e ainda sofreu falta. O armador converteu o lance livre e a decisão foi para o desempate.
Aí, brilhou a estrela de Victor Wembanyama, que foi fundamental dos dois lados da quadra. O gigante fechou o duelo com 18 pontos, 11 rebotes, seis assistências, dois roubos de bola e dois tocos.
Agora, franceses e alemães estão garantidos entre as oito melhores seleções do torneio olímpico de basquete. Brasil e Japão ainda sonham com uma vaga entre dois melhores terceiros da competição.
