Com dois gols de seu capitão, Cristiano Ronaldo, a seleção portuguesa conseguiu a vitória sobre a Eslováquia, no Estádio do Dragão, por 3 a 2, para carimbar a vaga na próxima Eurocopa.
A seleção lusa tem campanha 100% nas Eliminatórias e soma 21 pontos, na liderança incontestável do grupo J. Já os eslovacos, com 13, ocupam a vice-liderança e ainda lutam pela segunda vaga com Luxemburgo.
Roberto Martínez escalou Portugal com Cristiano Ronaldo, homenageado antes do apito final por ter superado a marcar de 200 jogos pela seleção, e Gonçalo Ramos. CR7 atuou aberto na direita, enquanto Gonçalo jogou de 9. Mas os dois, constantemente, trocavam de posições.
A Eslováquia começou ocupando bem os espaços do campo na fase defensiva, atuando em um 4-5-1. No início deu certo. Mas a pressão portuguesa foi aumentando com o passar do tempo.
Bruno Fernandes foi o primeiro a colocar Dubravka para trabalhar após boa jogada de aproximação pela direita. O meia chutou de canhota, e o goleiro foi no ângulo espalmar. Após a cobrança do escanteio, Leão recebeu na segunda trave, mas também parou de Dubravka após a cabeçada.
Depois de um susto de Bozenik, que dividiu com Rúben Dias e viu a bola ir na trave, a seleção portuguesa conseguiu abrir o placar. Bruno Fernandes fez bela jogada no meio, deixando Duda no chão, e cruzou na medida para Gonçalo Ramos marcar de cabeça.
A pressão por mais gols seguiu. O segundo quase veio após bela jogada de Cancelo na área. O lateral cruzou na medida para Bruno Fernandes, que tentou jogar no contrapé do goleiro. Dubravka teve reação rápida para evitar a entrada da bola.
Aos 27 minutos, Rafael Leão fez jogada pela canhota e cruzou. Vavro acabou cortando com a mão, e o árbitro marcou pênalti. Cristiano Ronaldo, na cobrança, abriu 2 a 0. E poderia ter sido três ainda antes do intervalo: Ronaldo ficou com sobra de chute de Bernardo Silva na área, mas chutou para fora. Ronaldo, também, mandou chute cruzado que Gonçalo Ramos desviou e acertou a trave.
A Eslováquia saiu um pouco mais para o jogo no segundo tempo. Duda, que pouco apareceu no último terço na primeira parte, dessa vez conseguia ser mais presente. O meia abriu boa bola para Hancko, que chutou forte, mas na direção de Diogo Costa.
João Félix foi a resposta de Martínez a um time menos intenso na segunda parte. Só que Hancko, em chute de fora da área que acabou desviando em António Dias, conseguiu diminuir para colocar fogo no jogo.
No momento em que os eslovacos cresciam no jogo, Cancelo achou bom passe para Bruno Fernandes na área. O meia levantou a cabeça e viu Cristiano Ronaldo na pequena área. O passe foi perfeito, e CR7 só escorou para a rede.
Lobotka, com um belíssimo chute de fora da área no ângulo, ainda tentou mais uma vez esboçar reação para os visitantes. Dessa vez, porém, o relógio era inimigo. E os portugueses seguraram a vantagem.
3-2 | ||
Gonçalo Ramos 18' Cristiano Ronaldo 29' (pen.) 72' | David Hancko 69' Stanislav Lobotka 80' |