Em duelo brasileiro por um lugar nas quartas de final da Libertadores, o Grêmio recebeu o Fluminense, no Couto Pereira, e, de virada, venceu por 2 a 1. Lima abriu o placar para os cariocas, enquanto Reinaldo, em noite inspirada, marcou um de pênalti e outro de falta para garantir a remontada gremista.
Com o resultado, o time comandado por Renato Portaluppi garante a vantagem de poder jogar pelo empate no jogo de volta, que acontece na próxima semana no Maracanã. Do outro lado, o Tricolor das Laranjeiras vai precisar vencer por dois ou mais gols de diferença para seguir vivo na competição.
Equilíbrio e nada de gols
Mesmo fora de casa, o Fluminense foi o responsável por tomar a iniciativa no Couto Pereira. Com mais posse de bola, o Tricolor das Laranjeiras ocupou o terreno inimigo, mas encontrou dificuldades para encaixar o passe no último terço.
Do outro lado, com uma postura mais reativa, o time comandado por Renato Portaluppi tentou explorar as saídas em velocidade pelos lados, principalmente com Soteldo pela esquerda, mas também esbarrou no mesmo problema que o Flu na hora de finalizar as jogadas.
A grande chance da primeira etapa foi criada pelos visitantes. Aos 24, em cobrança de falta ensaiada, Samuel Xavier enfiou para Arias, que entrou livre na área e tocou na saída de Marchesín. Atento, Rodrigo Ely apareceu na hora "h" e afastou o perigo em cima da linha.
A resposta gremista veio nos minutos seguintes. Com a marcação mais adiantada, o Tricolor Gaúcho equilibrou as ações e passou a figurar no ataque com mais frequência. Aos 29, Pavón recebeu com espaço na entrada da área, arriscou o chute e viu a bola tirar tinta do travessão.
Flu sai na frente, mas Reinaldo garante virada gremista
O início do segundo tempo foi truncado no Alto da Glória. Com muita briga por espaço e poucas construções ofensivas, o jogo ficou brigado, mas Mano Menezes logo se movimentou para mudar o quadro.
Com dez minutos, o técnico do Flu mandou a campo Lima e Bernal e fez o time visitante ter mais o controle do meio campo. O resultado foi imediado. Pouco depois, em boa jogada pela direita, Ganso cruzou com perfeição para Lima, que, de primeira, acertou um bonito chute na área e abriu o placar.
Em desvantagem, o Grêmio se viu obrigado a adiantar as linhas e buscar mais o ataque. O time de Portaluppi parecia não encontrar soluções para superar a defesa adversária até que aos 25, após tentativa de cruzamento de Soteldo da direita, a bola explodiu no braço de Esquerdinha na área e o árbitro marcou pênalti! Na cobrança, Reinaldo colocou no ângulo e deixou tudo igual: 1 a 1.
O gol elevou a moral do Tricolor Gaúcho, que aumentou o volume e foi brindado com o gol da virada logo em seguida. Aos 29, mais uma vez na bola parada, Reinaldo (sempre ele) cobrou falta da direita, a bola passou pela área do Flu, ninguém desviou e ela morreu no fundo das redes.
Na reta final, como era de se esperar, o Fluminense partiu para cima e ganhou um novo gás para buscar o resultado. Aos 38, após recomendação do VAR, o árbitro flagrou uma agressão de Rodrigo Ely em Ganso, e o zagueiro gremista foi expulso. Com um jogador a mais, o Tricolor das Laranjeiras bem que tentou, mas não conseguiu impedir a derrota. A decisão agora fica para o Maracanã...