A atuação de Hugo Rodallega é o assunto do momento no futebol brasilero. Os quatro gols contra o Fortaleza são um feito raro e, por isso, merecem ser festejados. No caso de Rodallega, ainda mais: foi a primeira vez desde o início do Brasileiro (desde 1971) que um jogador do Esquadrão anotou tantos gols em uma partida.
Veja Também
Rodallega é o novo recordista do Bahia com seus quatro gols contra o Fortaleza. Antes dele, outros 12 jogadores anotaram três gols em uma partida - João Daniel, Beijoca, Charles, Marcelo Ramos, Ueslei, Lima Sergipano, Guga, Jajá, Robgol, Nonato, Gilberto e Rodriguinho. Este último, inclusive, anotou três gols justamente contra o Fortaleza, em 2020. Nenhum deles chegou ao quarto gol.
O feito, claro, não é raro apenas no Bahia. Fazia seis anos que um atleta não balançava as redes quatro vezes em uma partida. Em 2015, Willian marcou quatro gols da vitória do Palmeiras sobre o Figueirense, por 5 a 1.
Nos últimos 10 anos, além de Willian e Rodallega, apenas Fred, pelo Fluminense, e Neymar, pelo Santos, conseguiram o feito. Dois jogadores com histórico pela seleção brasileira.
Quando pensamos apenas em estrangeiros, fazia ainda mais tempo que nenhum marcava tantos gols em uma partida. Beto Acosta, quando defendia o Náutico, anotou os quatro gols da vitória do clube sobre o Botafogo, por 4 a 1, em 2007.
O mais importante para o Bahia, no entanto, foi encerrar a sequência de oito rodadas sem vencer no Brasileirão - com sete derrotas entre elas. E isso graças ao colombiano.
