Siga o instagram do oGol
        bet365
        Série C
        1º time amazonense campeão nacional

        Quatro anos, dois acessos: A ascensão meteórica do Amazonas no futebol brasileiro

        O Amazonas FC é uma das melhores histórias do futebol brasileiro em 2023. Depois de conquistar o inédito título estadual, no início do ano, a Onça Pintada coroou sua grande ascensão com o título do Campeonato Brasileiro da Série C.

        Nem mesmo os tradicionais e centenários clubes do estado haviam atingido esse feito. Fundado em 2019, o Amazonas apresenta, desde então, projeção meteórica no futebol brasileiro.

        Em apenas quatro anos, o clube saiu da segunda divisão do estadual para construir, de forma consistente, subidas de divisão e títulos. O primeiro passo foi o acesso da quarta para a terceira divisão, no ano passado. 

        Neste domingo, o grande momento da curta história do clube veio a conquista da Série C do Brasileirão após vencer o Brusque na final. Criada em 1981, a competição teve o seu 29º vencedor diferente e, pela primeira vez desde 2006, o Amazonas terá um representante na segundona - o São Raimundo foi a última equipe da região na disputa.

        Criado por um grupo de empresários e dirigentes que estavam, há pouco tempo, em cargos importantes no Rio Negro e na equipe do Nacional, o Amazonas FC projeta se tornar SAF e conseguiu um feito importante na decisão da Série C: a Arena Amazônia, construída para a Copa do Mundo, esteve com lotação máxima na final - 44 mil torcedores. 

        Sassá goleador e outros nomes famosos

        A campanha do Amazonas FC teve um nome de destaque do início ao fim da terceirona. Cria do Botafogo e com passagens por Cruzeiro, Coritiba e futebol português, Sassá estava longe de seus melhores dias. 

        Contratado justamente para a disputa da Série C, o atacante marcou seu primeiro gol com a camisa do Amazonas logo em sua segunda partida no clube. Daí em diante, "Sassálotelli" não parou mais.

        Foram 18 tentos em 23 confrontos disputados, uma média de 0,78 gol/jogo, na melhor marca na competição desde 2007, quando Túlio anotou 27 gols pelo Vila Nova. O maior jejum de Sassá na terceira divisão foi de apenas três jogos sem balançar as redes e a artilharia da disputa foi inevitável. A coroação veio com o gol que definiu o título contra o Brusque.

        Além de Sassá, a equipe base do Amazonas FC na temporada contou com outros nomes conhecidos do mundo do futebol. Patric, ex-Atlético Mineiro, e Jackson, com passagens poor Palmeiras, Internacional, Bahia e Fortaleza, entre outros, são os nomes mais tarimbados da defesa. No meio-campo, Philipe Guimarães, cria do Botafogo, e o argentino Diego Torres, ex-Vitória, Chape e CBR tiveram contribuição vital.

        Para o ano que vem, a Onça Pintada vai à caça de mais. Três subidas em três anos parecem algo improvável, mas a história do Amazonas, certamente, não é das mais expectáveis.

        Comentários (0)
        Quer comentar? Basta registrar-se!
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…
        Links Relacionados

        Mercado
        Oficial
        Dando continuidade ao processo de montagem do elenco para próxima temporada, o Remo anunciou, na tarde desta quarta-feira, mais dois reforços para 2024. São eles: o zagueiro ...

        ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

        ScPKoHx 05-12-2023, 09:32