Assolado em uma crise sem precedentes, o Ajax quer trazer de volta um velho conhecido para reverter o péssimo início de temporada do clube. Vice-lanterna do Campeonato Holandês, o clube está sem técnico desde a demissão de Maurice Steijn e quer Mitchell van der Gaag, auxiliar de Erik ten Hag, para assumir o posto.
Van der Gaag trabalhou no Ajax justamente como auxiliar de ten Hag, mas antes disso já havia comandado também o time B da equipe de Amsterdã. Com pouca fama fora da Holanda, Van der Gaag é ex-jogador, foi revelado pelo PSV, e teve uma carreira modesta passando pela Escócia (Motherwell) e Portugal (Marítimo).
Enquanto técnico, Van der Gaag teve um primeiro trabalho notável quando foi campeão da segunda divisão de Portugal com o Belenenses. O sucesso, porém, não se repetiu em outros trabalhos como por Ermis Aradippou (Chipre) e algumas equipes holandesas, até, enfim, começar a trabalhar no Ajax.
A saída de Van der Gaag do Manchester United, porém, é tratada como bastante improvável na Inglaterra. O auxiliar é tido como essencial dentro do Old Trafford e Erik Ten Hag tem planos para mantê-lo como seu auxiliar fixo por muitos anos, dentro ou fora dos Red Devils.
Quem trabalha neste momento para tentar a liberação de Van der Gaag é o lendário Louis Van Gaal. Ex-técnico do United, Van Gaal tem um cargo de conselheiro no Ajax e tenta usar a boa relação que tem entre as partes para facilitar o negócio.
A crise no Ajax, apesar do principal reflexo ser dentro de campo, começou nos bastidores. Na janela de transferências o clube perdeu Dusan Tadic, principal ídolo remanescente da equipe, pela insatisfação com a política de contratações do clube. Hoje, o Ajax é o 17º colocado no holandês, com apenas uma vitória em sete jogos, e enfrenta seu pior início de campeonato da história.
![]() | ![]() |
![]() |