Peru e Colômbia se enfrentaram nesta sexta-feira, 7, pela sétima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. A seleção peruana flertou com a sua primeira vitória, mas viu os colombianos arrancarem o empate em 1 a 1.
O resultado faz a Colômbia continuar na terceira posição das Eliminatórias, agora com 13 pontos conquistados. Já o Peru é o lanterna com apenas 3 pontos.
Faltou inspiração
Mesmo fora de casa, a Colômbia foi mais propositiva durante o primeiro tempo, alcançando uma posse de bola superior a 70%. A primeira chegada foi no segundo minutos, quando Lerma cabeceou na marca do pênalti e a bola saiu tirando tinta da trave. O Peru não abdicou de ir ao ataque e respondeu aos 12, quando Valera ganhou no alto após escanteio, cabeceou no ângulo e Vargas fez uma bela defesa.
O cenário do jogo foi parecido durante quase todo o primeiro tempo. A Colômbia teve a bola, trocou passes curtos e tentou furar o bloqueio, enquanto o Peru foi mais objetivo. Aos 25, os visistantes marcaram com Lapadula, que completou cruzamento rasteiro da direita. No entanto, o gol foi anulado por impedimento.
Os 15 minutos finais do primeiro tempo foram de pouca emoção, com as duas equipes mostrando muitas dificuldades criativas. O Peru chegou a chegar bem no ataque e Peãn apareceu como elemento surpresa para uma finalização frontal. Mas a zaga salvou bem. A Colômbia apareceu mais no campo ofensivo na reta final, mas abusou dos cruzamentos e não acertou a meta defendida por Gallese.
Não mudou a vida de ninguém
A Colômbia voltou mais incisiva para o segundo tempo, acelerando mais as jogadas e usando as pontas, principalmente contando com avanços de Muñoz pela direita. Ainda assim, seguiu com muitas dificuldades criativas, que não foram resolvidas mesmo com a entrada de James Rodríguez após começar a partida no banco de reservas.
Praticamente somente a Colômbia atacava no segundo tempo, mesmo com cruzamentos em excesso e sem acertar o alvo. Só que o Peru foi fatal. Aos 23, Peña cruzou da direita, Varela desviou de leve na primeira trave e Callens completou no meio da área para a rede. O jogo ainda parou por quase cinco minutos para análise de impedimento no VAR, mas o gol acabou validado.
Depois de sair atrás, a Colômbia foi com tudo para o ataque em busca de uma reação. Aos 28, Richard Rios teve espaço na intermediária, arriscou de longe e Gallese buscou no canto esquerdo. No lance seguinte, Asprilla conseguiu testar firme a bola após cruzamento e o goleiro peruano fez uma grande defesa para evitar o empate.
A pressão seguiu e o empate não foi evitado. Aos 37, James cobrou escanteio, Duran desviou na primeira trave e Luis Díaz apareceu para completar de cabeça e achar a rede. Mesmo sem muita inspiração foi a Colômbia que buscou mais a vitória na reta final da partida. Pouco criou e a melhor chegada foi na finalização de Richard Rios para fora após rebote. A igualdade permaneceu no placar até o fim.