Depois de duas rodadas sem vencer, o Palmeiras se recuperou no Campeonato Brasileiro nesta sexta-feira, 8, ao vencer o Grêmio pro 1 a 0, em casa. Apesar do placar magro, o Verdão bombardeou o Tricolor e chegou a ter mais de 30 finalizações. Só não venceu por mais devido a grande atuação do goleiro adversário. Estêvão marcou o gol da vitória.
O resultado mantém o Palmeiras vivo na briga pelo título brasileiro. O Verdão soma 64 pontos e está na segunda posição. O líder Botafogo tem 3 pontos a mais e um jogo a menos. Já o Grêmio, com 39 pontos, está no 11º lugar.
Verdão cria mais
O começo do jogo foi de pressão do Palmeiras na busca pelo primeiro gol, criando boas jogadas já na área. O primeiro susto foi quando o goleiro Marchesin falhou no cruzamento de Felipe Anderson e a bola bateu na trave. No escanteio seguida, Gustavo Gómez cabeceou no alto e Marche se recuperou com uma grande defesa. Do outro lado, o Grêmio mal passou do meio de campo nos primeiros minutos.
O Palmeiras voltou a acertar o alvo aos 12, quando Rony roubou a bola no ataque, tabelou e bateu forte para nova defesa de Marchesin. O Grêmio foi ao ataque pela primeira vez aos 15, e já ficou no quase quando depois de bela jogada, Villasanti parou em Weverton cara a cara. Com o Tricolor mais solto, o duelo ficou aberto em um acelerado lá e cá de boas transições dos dois lados e pouco capricho.
O Grêmio levou como alternativa acelerar mais suas jogadas e ser mais objetivo, cometendo erros no último passe. O Palmeiras rondou a área sem conseguir ter jogadores em boa posição para finalizar. Aos 26, Estêvão pegou a sobra, levou a direita e com pouco ângulo bateu para defesa de Marchesin. Sobrou vontade dos dois lados, mas faltou criatividade.
Uma 'blitz' do Palmeiras terminou com bola na rede aos 35, quando depois de vários chutes bloqueados, Maurício fuzilou no alvo. No entanto, o gol foi rapidamente anulado por impedimento. Aos 42, Anibal cruzou da esquerda, Rony cabeceou para baixo e Marchesin caiu para encaixar a bola. Aos 43, Estêvão abriu para o meio, soltou a pancada e mandou por cima do gol. Aos 47, após rápida troca de passes, Maurício soltou a pancada e o goleiro do Grêmio salvou. Nada de gol no primeiro tempo.
Inúmeras chances na grande pressão
Vencer era inegociável para o Palmeiras na manutenção da briga pelo título. Aos 5, Estêvão achou Maurício com espaço na frente da área, o meia soltou a pancada cruzado e Marchesin espalmou mais uma vez. A pressão seguiu grande com Estêvão e Felipe Anderson avançando bem na área e errando o último passe. Aos 10, Veiga também arriscou de fora da área, mas errou o alvo.
Veiga assustou o Grêmio aos 12, quando chegou de frente para a bola após cruzamento de Maurício e cabeceou por cima da meta. Em raro contra-ataque tricolor, Edenilson foi travado na cara do gol, depois abriu para Soteldo, que chutou para fora. Mas o sufoco mesmo foi do Palmeiras, finalizando em sequência e com Estêvão infernizando o lado esquerdo rival. Aos 19, o gol não saiu por capricho do destino. Veiga pegou a sobra na área, bateu forte e a bola tirou tinta da trave.
Nada do gol do Palmeiras sair. Aaos 22, Gómez perdeu de maneira inacreditável ao chutar para fora um rebote na pequena área. Aos 24, Estêvão bateu colocado perto da meia-lua e Marchesin voou para defender com a ponta dos dedos. O bombardeio seguiu e Estêvão acertou a trave em rebote do escanteio. Então aos 28, Dudu chutou de fora da área, Marchesin rebateu e Estêvão aliviou a torcida ao completar para a rede. Placar, enfim, aberto.
O Grêmio teve três substituições depois do gol sofrido. O Palmeiras seguiu empilhando finalizações e Marchesin espalmou as finalizações de Flaco López, Richard Rios e Estêvão em um curto espaço de tempo para salvar o Tricolor. Aos 43, Zé Rafael teve tudo para ampliar em contra-ataque e o chute cruzado na cara do gol saiu raspando a trave. Mesmo com enorme superioridade do Verdão, o jogo seguiu aberto na reta final no desespero gremista. O apito final confirmou o placar e o Brasileirão segue em aberto.