O Palestra não sabia o que era vencer fora de casa desde o dia 17 de junho, quando goleou o Atlético em Minas. Era uma vitória que os comandados de Abel Ferreira precisavam para engrenarem na caça ao líder do Brasileirão, o Botafogo. E foi feito: com controle e efetividade, o Palmeiras venceu o Athletico na Ligga Arena por 2 a 0 e encurtou a distância para o Glorioso para três pontos.
O Alviverde se mantém na terceira posição da competição, chega aos 47 pontos somados nos 14 pontos, fica a um do Fortaleza e três do clube carioca, que detém a ponta. Por outro lado, o Furacão segue na 11ª colocação com 29 somados.
Palestra pressiona e abre o placar
O Palmeiras fez pressão inicial e, rapidamente, ofereceu perigo. Aos quatro minutos, Marcos Rocha cruzou para a área, Felipe Anderson mandou de primeira ao gol e parou na boa defesa de Mycael. No rebote, Ríos tentou concluir, mas fez falta em Gamarra.
Quatro minutos mais tarde saiu o gol, que já era maduro logo cedo. Flaco López se deslocou para fora da área pelo lado direito, recebeu a bola, deixou Esquivel para trás e cruzou rasteiro para o meio, onde Maurício apareceu entre os zagueiros na pequena área e só empurrou ao fundo do gol.
Com dez minutos, o Furacão quase chegou ao empate. Cannobio fez boa tabela com Zapelli, recebeu dentro da área e bateu cruzado ao gol, mas Weverton caiu e fez a defesa para evitar o tento do Athletico.
Passados cinco minutos, o Palestra voltou a oferecer perigo. Em escanteio cobrado por Felipe Anderson do lado esquerdo, Gustavo Gómez subiu sem marcação na segunda trave e testou, mas a bola saiu por pouco sobre o travessão.
Quando o jogo chegou ao 31º minuto, Caio Paulista quase anotou uma pintura. O lateral deu um drible maiúsculo para cima de Gabriel e Erick, entrou na área e bateu forte, mas Mycael espalmou. No rebote, Gamarra tentou afastar e Flaco López tocou com o braço.
Vantagem ampliada e vitória confirmada
O Palmeiras quase ampliou a vantagem aos oito minutos da segunda etapa. Depois de falha de Esquivel, Ríos recuperou a posse, serviu Flaco e o argentino deixou com Maurício, de cara para o gol. O meia chutou ao gol e contou com desvio de Mycael para ver a bola explodir no travessão.
Quatro minutos mais tarde, o segundo enfim se tornou realidade. Richard Ríos acionou Estevão pela direita fora da área, o jovem gingou sobre Esquivel, invadiu a marcação e bateu forte cruzado, sem chances para Mycael, para ampliar a vantagem fora de casa.
Com 16 minutos, o CAP teve boa chance de diminuir. Julimar levou a melhor sobre Ríos e chutou em cima da defesa. Na sobra, Canobbio mandou ao gol cruzado buscando o canto de Weverton, mas a bola saiu rente à trave adversária.
Oito minutos mais tarde, mais dos paranaenses. Esquivel cruzou a bola na área pelo lado esquerdo, e Gamarra subiu mais alto que Gómez para tentar de cabeça, mas a bola parou na trave de Weverton, na última boa oportunidade de gol do jogo.