Na tabela do Campeonato Inglês, a duas rodadas do final da competição, o Leicester é mais que líder: campeão antecipado. O Aston Villa, da cidade a cerca de 55 quilômetros de distância, é o lanterna, com a pior campanha, de longe, e já rebaixado. Um vive o céu, o outro, o inferno.
Na atual edição da Premier League, os Foxes já marcaram, até o momento, 64 gols, tendo sofrido 34 e somado 77 pontos na tabela. Os Villains, por sua vez, têm um terrível saldo negativo de 45 tentos, com uma defesa que levou 72 gols, e um ataque que anotou apenas 27. Resultado: rebaixamento antecipado.
A situação é bem refletida também nas lojas oficiais dos clubes, e nos arredores de seus estádios. A reportagem de ogol.com.br esteve, no mesmo dia, no King Power Stadium e no Villa Park. A diferença foi tamanha.
O estádio de Birmingham estava vazio. Nenhum fã vestia a camisa do time, e a loja oficial do clube estava vazia. Só vendedores lá estavam, e as camisas sobravam nas prateleiras.
O clima mais tranquilo é visto também em dias de jogos. Sanar, morador da região que estava nas intermediações do estádio no momento da nossa visita, confessou que, "com a campanha ruim, o público foi também diminuindo, e a movimentação em dias de jogos também é menor".
Mais tarde, após uma viagem de trem que durou menos de uma hora, o panorama na casa dos Foxes foi completamente diferente. A começar pela festa nos entornos do estádio.
Ainda era possível ouvir torcedores uniformizados cantando alto, carros buzinando e vendedores faturando com cachecóis da equipe. Era um clima ainda de festa.
Já na loja oficial dos Blues, compradores não faltavam. Por outro lado, faltavam camisas. A vendedora Abbey, funcionária do clube, ia logo se desculpando: "Não temos mais camisas oficiais para vender. Estamos esperando chegar uma outra remessa, porque vendemos todas da última".

Situação já foi diferente em outros tempos
A atual situação do futebol na região já foi bem diferente em outros tempos. Birmingham já comemorou até título de Liga dos Campeões, com o Villa, na temporada 1981/82, além de sete títulos ingleses, também com os Villains.
Na próxima temporada, entretanto, enquanto Birmingham verá seu tradicional clássico na segunda divisão inglesa (o Birmingham F.C não conseguiu o acesso), Leicester irá acompanhar sua equipe na Liga dos Campeões. Por que não sonhar em alcançar o que os vizinhos já conseguiram um dia?
