Estrela em ascensão pelo Athletic Bilbao, Nico Williams falou sobre a importância da luta racial na sua vida. O atacante aproveitou para defender Vinícius Júnior depois dos inúmeros episódios vividos pelo brasileiro.
Nico, em entrevista para o El Mundo, falou sobre sua luta contra o racismo e como enxerga o preconceito no futebol espanhol. O jogador garantiu que o tema é prioridade em sua vida.
"Não estou na pele do Vinícius, mas posso falar por mim. Existem muitos insultos no futebol. Não gosto que insultem os outros, seja ele ou Modric. Ultimamente, temos visto muitos polêmicas em poucos dias, como no Dérbi de Madri. Não entendo...acho que temos que refletir. Muitas vezes falta respeito ao próximo", disse o atacante.
O jogador, de 22 anos, comentou sobre a importância da luta racial na vida dele e de seu irmão, também jogador e companheiro de clube, Iñaki Williams.
"Meu irmão e eu, como pessoas negras, temos um trabalho muito importante nessa vida que é a luta contra o racismo. É o meu objetivo número um", completou.
Futuro em Bilbao?
A grande fase vivida pela seleção espanhola é resultado também do processo de renovação vivido na última década. A transição da Fúria campeã da Copa do Mundo de 2010 para o time que venceu a Eurocopa de 2024 passou pela aposta na juventude. Caso de Nico Williams. O jovem jogador do Athletic Bilbao vem se tornando um astro na La Liga e sendo uma das principais referências da seleção.
Todo esse sucesso atraiu interesse direto do Barcelona na última janela, mas sem acordo. Na entrevista, Nico garantiu não estar pensando em transferência no momento.
"Eu não estou pensando nisso agora. A torcida está muito contente por eu ter ficado e eu também estou feliz por estar aqui. Bilbao é a minha casa e quero continuar desfrutando dela, estou muito feliz. Estamos tentando levar o Athletic ao melhor na Espanha e na Europa. Isso é o que importa agora", falou o autor de um dos gols na final da Eurocopa.