O futebol perdeu, nesta terça-feira (20), um de seus heróis de Copa do Mundo. Andreas Brehme, ex-jogador da seleção da Alemanha, sofreu uma parada cardíaca e morreu aos 63 anos, em Munique.
Antigo lateral esquerdo, Brehme é lembrado por ter decidido o Mundial de 1990. A final entre o selecionado alemão e a Argentina foi de jogo truncado e, através de uma cobrança de pênalti batida por Brehme, os europeus faturaram, na época, o tricampeonato mundial.
Com as Copas de 1986, 1990 e 1994 no currículo, Andreas Brehme disputou 86 partidas pela Mannschaft e anotou oito gols. Ambidestro, o jogador era um especialista em bolas paradas e exerceu esse papel com maestria.
Formado nas categorias de base do HSV Barmbek-Uhlenhorst, Brehme chamou a atenção do Kaiserslautern ainda no início dos anos 80. O salto seguinte foi para o Bayern de Munique, onde conquistou a Bundesliga em 1986/87.
Andreas Brehme também teve passagem pela Internazionale, sendo campeão italiano e da antiga Copa da Uefa. O lateral ainda desbravou a liga espanhola, com a camisa do Zaragoza, antes de retornar ao Kaiserslautern. A aposentadoria veio ao término da temporada 1997/98 com direito ao segundo título de Brehme e do clube na Bundesliga.
