O início da temporada 2023/24 começou por reforçar algumas das impressões da pré-temporada, mas também por resultados inesperados. Uma confirmação é o Boston Celtics, que tem atropelado quem surge à frente.
Diante do Indiana Pacers, Jayson Tatum e companhia venceram simplesmente pelo placar de 155 a 104. As adições de Jrue Holiday e Kristaps Porzingis trouxeram o esperado salto de qualidade e as quatro vitórias em quatro jogos demonstram justamente isso.
Depois de uma difícil estreia, contra o New York Knicks, os Celtics ainda venceram o Miami Heat por uma margem de oito pontos e o Washington Wizards por 19.
Já o Dallas Mavericks não era das equipes mais cotadas para uma grande campanha em 2023/24. Sem qualquer triunfo na pré-temporada, a equipe respondeu com o mesmo retrospecto de Boston até aqui.
A boa vitória na abertura, contra o San Antonio Spurs, foi sucedida por triunfos diante de Brooklyn Nets, Chicago Bulls e Memphis Grizzlies. Luka Doncic ostenta médias de 33,8 pontos, 10,5 rebotes e 9,8 assistências.
Em uma nota menos positiva, o Memphis Grizzlies começa a nova temporada de forma decepcionante. Ainda sem vencer, a equipe soma cinco derrotas consecutivas e carece da ausência de Ja Morant, suspenso.
Além das derrotas, o sistema defensivo tem sido o grande ponto negativo. São 118 pontos sofridos/jogo em média e, no caminho, uma das forças da Conferência Oeste caiu até mesmo para o Washingto Wizards, uma das equipes de menos talento na NBA. Lembrando que Morant só volta às quadras perto do Natal.