Ex-treinador de Tottenham, Paris Saint-Germain e Chelsea, Mauricio Pochettino foi oficializado nesta terça-feira, 10, como comandante da seleção dos Estados Unidos. Ele foi o escolhido para liderar a equipe na Copa do Mundo de 2026, que será disputada no próprio país, além de México e Canadá.
As negociações entre Pochettino e a federação norte-americana acontecem há alguns meses, desde que ele deixou o Chelsea após o final da temporada europeia. Conforme comunicado da U.S Soccer, a contratação do treinador foi viabilizada por uma doação filantrópica de parceiros comerciais.
Com o acerto com os Estados Unidos, será a primeira vez do argentino à frente de uma seleção nacional. Seu nome chegou a ser ligado à seleção da Inglaterra, que dispensou Gareth Southgate depois da Eurocopa.
Pochettino foi treinador do Chelsea na última temporada e apesar de um início ruim, conseguiu uma recuperação nos últimos meses, terminando na sexta posição da Premier League. Apesar disso, não permaneceu para a atual temporada e foi substituído por Enzo Maresca.
O treinador argentino iniciou sua carreira no Espanyol e passou por Southampton, Tottenham e Paris Saint-Germain, além do Chelsea. Ele só conquistou títulos no time francês.