O Fluminense sofreu, mas conseguiu abrir vantagem nas quartas de final da Libertadores. Na noite desta quarta-feira, o Tricolor das Laranjeiras recebeu o Atlético Mineiro, no Maracanã, encontrou dificuldade para impor seu jogo, mas foi salvo pela insistência e o gol de Lima nos minutos finais de jogo: 1 a 0.
Com o resultado, o time comandado por Mano Menezes conquista importante vantagem e pode até empatar o jogo de volta, que acontece na próxima semana, em Belo Horizonte, que segue vivo na briga pelo bicampeonato. Do outro lado, o Galo vai precisar vencer por dois ou mais gols de diferença para se garantir nas semis.
Faltou mais ação
Fluminense e Atlético Mineiro fizeram um duelo morno nos primeiros 45 minutos no Maracanã. O Tricolor das Laranjeiras tentou adotar uma postura mais agressiva, o Galo respondeu com "calmaria" e as chances de perigo acabaram escassas.
O time comandado por Mano Menezes finalizou logo no primeiro minuto com Kauã Elias, que parou em defesa tranquila do goleiro Everson, e depois só conseguiu assustar momentos antes do intervalo.
Aos 43, Thiago Santos descolou lançamento certeiro para Jhon Arias, que disparou pela esquerda, invadiu a área e tocou na saída de Everson. A bola, porém, passou na frente da meta atleticana e ninguém vestindo tricolor apareceu para completar para as redes.
Do outro lado, o Atlético se preocupou mais em neutralizar as ações do adversário e criou uma única oportunidade na etapa inicial. Aos 35, após chutão de Alan Franco, Hulk ficou com a bola e bateu firme, obrigando Fábio a fazer boa defesa.
Flu melhora e define no fim
Na volta para o segundo tempo, o Fluminense precisou lidar com um grande problema: com um desconforto muscular, o experiente Thiago Silva deixou o campo e deu lugar a Antônio Carlos.
Nos primeiros minutos, o Galo ficou com a bola e criou nova chance com Hulk, mas parou por aí. Com o passar do tempo, o Tricolor conseguiu tomar conta do setor de meio campo e passou a ser o dono das ações no Maracanã.
Com a marcação adiantada, o Flu dificultou a construção do jogo atleticano e os espaços começaram a aparecer. Aos 28, após bola recuperada na intermediária, Kauã Elias recebeu de Lima e finalizou com muito perigo.
Sentindo o bom momento, o time de Mano Menezes foi para cima, insistiu pelos lados e foi premiado nos minutos finais. Aos 43, Keno fez bela jogada individual pela esquerda, levou para o fundo e cruzou na cabeça de Lima, que testou firme e garantiu a vitória tricolor: 1 a 0.