Após cerca de um mês do fechamento das trocas na NBA, o panorama da liga se mostra bastante diferente. Duas equipes californianas, o Los Angeles Lakers e o Golden State Warriors se apresentam, agora, como sérios postulantes ao troféu.
Depois da chegada de Butler, os Warriors rapidamente se rearranjaram. Nesta quinta-feira (7), a equipe obteve uma difícil e importante vitória diante do Brooklyn Nets, por 121 a 119. O astro Stephen Curry foi o cestinha, com 40 pontos, e Jimmy contribuiu com 25 pontos, seis assistências e três roubos de bola.
Até o momento, as médias de Butler com a camisa dos Warriors não empolgam, com 17,1 pontos, 5,4 assistências e 5 rebotes. No entanto, o que o veterano entrega em quadra vai muito além dos números individuais. O impacto de Jimmy é medido, por exemplo, no mais e menos (plus and minus), uma métrica que ilustra o saldo da equipe com um atleta em quadra.
Com Jimmy Butler, os Warriors estão com +98 pontos desde que o jogador chegou à Califórnia. Apenas uma mostra da importância do jogador de 35 anos para a franquia.
Com esse triunfo, o Golden State subiu para o sexto lugar e, se a temporada regular acabasse hoje, teria vaga garantida nos playoffs da NBA. Com Butler, o retrospecto dos Warriors é de 10 vitórias e apenas um revés.
Luka Magic?
O Los Angeles Lakers é o outro time californiano revitalizado após a Trade Deadline. A solução praticamente "caiu do céu", com a diretoria do clube sendo abordada para enviar Anthony Davis e receber Luka Doncic.
No Staples Center, os Lakers bateram na prorrogação, nesta quinta (6), o New York Knicks. O placar final foi de de 113 a 109, com Luka e LeBron James combinando para 63 pontos e ambos com um duplo-duplo.
Com oito vitórias seguidas, o time de LA subiu para a vice-liderança da Conferência Oeste e vive a melhor série entre todas as equipes da liga. A nova estrela, Luka Magic, tem médias de 26 pontos, 9,1 assistências e 9 rebotes nesse recorte.
Além disso, o armador de 26 anos já estabeleceu um triplo-duplo com a camisa da nova equipe e cinco duplo-duplos. Vem mais por aí? De momento, o mais importante tanto para Lakers, quanto para Warriors, é a crença de que podem fazer estrago na pós-temporada.